Busca do site
menu

Cooperação Internacional é o tema da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' de julho

ícone facebook
Publicado em:19/07/2017
Cooperação Internacional é o tema da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' de julhoA edição de julho de 2017 (vol.22 n.7) da revista Ciência & Saúde Coletiva faz uma análise das relações entre desenvolvimento, desigualdades e cooperação internacional em saúde. Na opinião de José Paranaguá de Santana, do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde/Fiocruz, e Fernando Pires-Alves, do Observatório História e Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, que assinam o editorial da publicação, os problemas associados às desigualdades entre países em diferentes condições de desenvolvimento poderiam ser atenuados mediante a cooperação internacional. Entretanto, uma apreciação crítica remete a dois paradoxos. "O primeiro contrassenso diz respeito à sinergia mais desenvolvimento, mais desigualdade, pois as disparidades internacionais crescem com o avanço científico, tecnológico e econômico global, separando poucos países beneficiários plenos do desenvolvimento dentre os demais, afetados de modo iníquo por esse processo. O segundo paradoxo se revela na tensão entre solidariedade internacional e interesses nacionais nos setores científico e tecnológico, econômico, industrial e financeiro que, efetivamente, definem os acordos geopolíticos e militares entre países."

Esse número temático da C&SC reúne contribuições críticas sob quatro perspectivas interconectadas sobre as acepções de saúde e cooperação em voga no contexto histórico das Nações Unidas: interpretações da saúde demarcadas pela acepção clássica sobre causalidade das doenças; conceito e prática da cooperação para o desenvolvimento no contexto das Nações Unidas, com ênfase na cooperação Sul-Sul; regulação estatal para o enfrentamento dos problemas de saúde em escala mundial; a importância do campo da comunicação, em sua ambivalência na dinâmica libertação-dominação entre os atores desses diferentes campos de interesse.

No artigo Saúde e desenvolvimento: um diálogo com o pensamento de Celso Furtado, as autoras Laís Silveira Costa, da ENSP; e Ligia Bahia e Patrícia Seixas da Costa Braga, da UerjERJ abordam a compreensão de que condições de saúde são dependentes de fatores nacionais mais gerais, relacionados ao padrão de desenvolvimento, implica admitir que a setorização da saúde é um limitante para a formação de conhecimento. Apontam também a relevância de investigar a relação entre saúde e desenvolvimento contemplando interrogações sobre os processos que alimentam a persistência da polaridade modernização-marginalização, que marcou a história do desenvolvimento contemporâneo brasileiro. A partir de uma revisão da literatura, esse ensaio objetiva aprofundar o conhecimento dos condicionantes estruturais da relação entre saúde e desenvolvimento e sua reprodução na formação de conhecimento contemporâneo, com base no diálogo com as ideias do Celso Furtado. Conclui que uma articulação virtuosa entre saúde e desenvolvimento demandaria políticas capazes de conciliar a coexistência harmoniosa dos antagonismos representados pelos interesses do capitalismo e do bem-estar social. Na concepção de Furtado, isso seria possível ao correlacionar o processo de homogeneização social com um sistema produtivo eficiente dotado de certa autonomia tecnológica.

Desinstitucionalização de pacientes de longa permanência de um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro é o artigo de Paulo Roberto Fagundes da Silva e Maria Cecília de Araújo Carvalho, da ENSP; Maria Tavares Cavalcanti, Adriana Santos de Mello, Catarina Magalhães Dahl e Flávia Mitkiewicz de Souza , da UFRJ; e Rodrigo Cunha Echebarrena e Débora Bastos de Lima, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O estudo avalia o impacto da utilização da Intervenção para Períodos de Transição (CTI-BR) sobre o desempenho social e a qualidade de vida em uma população de pessoas em processo de desinstitucionalização, que deixaram um hospital psiquiátrico após longa internação. A população estudada foi dividida em dois grupos, e um deles recebeu o programa CTI como intervenção adicional. Os resultados apontaram que, nas áreas avaliadas, a presença da intervenção CTI não apresentou evidência de vantagens em relação ao programa habitual da instituição realizado isoladamente. Quando o grupo de pacientes é analisado em seu conjunto, é evidenciada uma evolução positiva em relação ao comportamento social e melhora da sua percepção sobre a própria saúde mental. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de pessoas idosas, oriundas de longa internação em hospital psiquiátrico, viverem em dispositivos residenciais comunitários supervisionados por equipes de acompanhamento clínico.

O artigo Distintos padrões de apoio social percebido e sua associação com doenças físicas (hipertensão, diabetes) ou mentais no contexto da atenção primária, de Ellen Ingrid Souza Aragão, Claudia de Souza Lopes e Sandra Lúcia Correia Lima Fortes, da Uerj; e Flávia Batista Portugal e Mônica Rodrigues Campos, da ENSP,  discute a relação entre hipertensão, diabetes, ansiedade, depressão e apoio social no contexto da atenção primária. O objetivo dessa pesquisa foi detectar, na amostra pesquisada, a associação entre: adoecimento físico, adoecimento psíquico, rede de apoio e apoio social percebido. Esse estudo é um corte transversal inserido numa pesquisa maior, financiada pela Organização Panamericana da Saúde e realizada no município de Petrópolis (RJ) em 2002. A amostra foi constituída de 714 pacientes com idade entre 18 e 65 anos. Os resultados demonstraram associação entre variáveis da rede de apoio, tanto com a presença de hipertensão ou diabetes como de transtornos mentais comuns, porém com padrões distintos. Enquanto nos pacientes portadores de hipertensão e diabetes, as associações com o apoio percebido foram positivas, naqueles portadores de Transtorno Mental Comum elas foram negativas, associadas de forma invertida ao grau de adoecimento psíquico.

Confira, na íntegra, a edição de julho de 2017 (vol.22 n.7) da revista Ciência & Saúde Coletiva.

Fonte: Revista Ciência e Saúde Coletiva
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Cooperação Internacional é o tema da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' de julho