Busca do site
menu

Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promove Cinebioética nesta terça-feira (1/8)

ícone facebook
Publicado em:31/07/2017

Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promove Cinebioética nesta terça-feira (1/8)O Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP) dará continuidade às comemorações de seus 20 anos de atuação com uma sessão do Cinebioética no dia 1º de agosto. Será exibido o filme A vida imortal de Henrietta Lacks. Após a sessão, haverá debate com o professor da Universidade da Região de Joinville (Univille) Paulo Henrique França. A atividade, aberta aos interessados, está marcada para as 13 horas no salão internacional da ENSP e não necessita de inscrição prévia.

O Cinebioética é a quarta atividade promovida pelo CEP/ENSP em comemoração de seus 20 anos. O primeiro encontro, ocorrido em 17 de abril, debateu os direitos dos participantes de pesquisa no Brasil e, para isso, contou com a participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio. Segundo ele, a política de retirada de direitos dos participantes de pesquisa, prevista no Projeto de Lei 7.082/2017 (PLS 200/2015), é desastrosa. Além disso, apresenta inconstitucionalidade pela maneira como está sendo proposta. Leia mais aqui.

O segundo encontro, realizado no dia 5 de junho, debateu os Biobancos na Fiocruz. Na ocasião, foi discutida a questão das pesquisas envolvendo seres humanos que lidam diretamente com coleta e análise de materiais biológicos e promovem o armazenamento das amostras em bancos para análises posteriores. Presentes ao encontro, Gustavo Stefanoff (Inca/representante da Conep), Jennifer Braathen Salgueiro (coordenação Cep/ENSP), Maria Hermoso (VPPCB/Fiocruz), Thereza Benévolo (IOC/Fiocruz) e Ricardo Brum (Biomanguinhos/Fiocruz). Leia mais aqui

No terceiro encontro, realizado em 12 de junho, a discussão foi sobre vulnerabilidade e sua interface nas pesquisas com seres humanos. Para fomentar o debate, estiveram presentes o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, a pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e a pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. Leia mais aqui.

 

Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promove Cinebioética nesta terça-feira (1/8)
 

Ainda no gancho das comemorações de seus 20 anos, o Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promoverá mais um encontro em setembro. Confira a agenda abaixo:

Mês de Setembro
Data: 11/9/2017
Palestra: Comemoração dos 20 anos do CEP - Encontro dos ex-coordenadores. Perspectivas para o futuro
Local: Salão Internacional - 4º. andar da ENSP
Horário: 13h às 16h


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promove Cinebioética nesta terça-feira (1/8)