Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso sobre controle do Aedes aegypti

ícone facebook
Publicado em:27/07/2017

Inscrições abertas para curso sobre controle do Aedes aegyptiEstão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Controle do Aedes aegypti: Teoria, História, Obstáculos, Novas Tecnologias e Perspectivas, que tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o controle do Aedes aegypti. A iniciativa visa buscar ações factíveis, possíveis e eficazes, em consonância com as diferentes realidades sócio-ambientais brasileiras. Segundo o coordenador do curso, Eduardo Dias Wemelinger, o atual cenário de tríplice epidemia viral que tem como principal vetor o Aedes aegypti, a ausência de vacinas e a incapacidade dos programas de controle de vetores em evitar a expansão das epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya nas cidades brasileiras impõem a necessidade de preparar melhor os profissionais envolvidos no controle de vetores. Ao todo, 30 vagas serão oferecidas. Acesse o edital

Ainda de acordo com Wemelinger, o curso oferece "meios para que profissionais aprimorarem e ampliem a capacidade de reconhecer a analisar os obstáculos sociais e ambientais que dificultam ou inviabilizam a eficácia das ações de controle bem como de analisar as possibilidades e alternativas técnicas e metodológicas para suplantá-los no atual cenário urbano brasileiro".

Nessa perspectiva, o curso Controle do Aedes aegypti: teoria, história, obstáculos, novas tecnologias e perspectivas é oferecido prioritariamente para os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no controle do Aedes aegypti no âmbito do SUS, nas Secretarias de Saúde. Serão abordados no curso o escopo teórico para o controle de vetores, as heranças da secular história de combate do Aedes aegypti no Brasil, os obstáculos sociais e ambientais para a eficácia das ações de controle assim como as estratégias possíveis e factíveis de contorná-los, o potencial das novas tecnologias e perspectivas. As abordagens serão conduzidas buscando a participação, a reflexão e o diálogo entre os próprios saberes e as novas informações buscando uma aplicação de novos conhecimentos na melhoria das práticas profissionais. Com carga horária de 40 horas, o curso ocorerrá na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), de 27 de novembro a 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e  das 13h as 17h.

Clique aqui e acesse o edital do curso

 

Inscrições abertas para curso sobre controle do Aedes aegypti


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para curso sobre controle do Aedes aegypti