Busca do site
menu

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedade

ícone facebook
Publicado em:13/07/2017
Tatiane Vargas

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedadeO Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) lançou na quinta-feira, 6 de julho, seu mais novo projeto: o Webcesteh. O novo site busca levar a sociedade informações de qualidade e atualizadas sobre a Saúde do Trabalhador no Brasil, além de estreitar cada vez mais os laços com os trabalhadores e com a sociedade em geral. Para a coordenadora do Centro, Katia Reis, mais do que ampliar o espectro do campo da Saúde do Trabalhador, o espaço virtual busca também marcar posição sobre as grandes discussões nacionais que envolvem o tema. O Webcesteh apresenta à sociedade a história, a finalidade e as diretrizes do Centro da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca voltado ao estudo da Saúde do Trabalhador. Fundado em 1985, o Cesteh/ENSP atua nas áreas de Saúde, Trabalho e Ambiente, desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Serviços.

Dando início ao lançamento do Webcesteh, a coordenadora do Centro destacou que a criação do site foi pensada a partir de um grande projeto de desenvolvimento de tecnologias da informação e da comunicação para gestão estratégica e participativa em Saúde do Trabalhador. A partir daí, viu-se a necessidade do desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de gestão compatíveis com a demanda por serviços públicos acessíveis e de qualidade. Segundo Katia, a comunicação passou a ser vista como uma importante ferramenta na gestão em Saúde do Trabalhador. “Das formas de participação vimos na comunicação um caminho virtual para a interação social através do uso de tecnologias da informação e comunicação. Buscamos então tornar cada vez mais efetivo o processo de diálogo, até chegarmos na concepção que queremos que permaneça: a comunicação como processo formativo”, explicou ela.

Katia ressaltou ainda a construção coletiva do Webcesteh e aproveitou o momento para agradecer a todos os trabalhadores envolvidos no projeto. Ela citou também como foi desenvolvido o plano de trabalho para a criação do Webcesteh e fez uma breve descrição da página. Em seguida, o chefe do laboratório de toxicologia do Cesteh, Leandro Carvalho, representando o trabalho desenvolvido por uma equipe, apresentou efetivamente o site e cada um dos seus espaços. “O objetivo desse lançamento é mostrar a todos como ficou o nosso site, mas também receber contribuições, pois estamos em processo constante de atualização. A ideia é que nosso site seja acessado pelo trabalhador, tanto de fora quanto o do Cesteh/ENSP, pelo estudante, pelo profissional de saúde, e que qualquer pessoa seja capaz de compreender as informações que estão nele. Nosso objetivo é fazer com que qualquer pessoa tenha acesso ao nosso Centro”, justificou Leandro.
Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedade

Leandro fez uma breve contextualização sobre a concepção da ideia e da criação do conteúdo. De acordo com ele, a ideia de construção buscou mostrar a pluralidade do Centro. “Construímos uma equipe representativa, constituída de pelo menos uma pessoa que tivesse uma visão ampla de cada uma das atividades que compõem o Cesteh (Ensino, Pesquisa e Serviço).  Para Leandro, o maior de todos os objetivos foi construir um site no qual o trabalhador se identifique. “Nessa perspectiva construímos o Webcesteh coletivamente para se apresentar como nosso cartão de visita para a sociedade e para o trabalhador e trabalhadora, com informações simples, claras e ágeis. O intuito é apresentar para o mundo o que somos em termos acadêmicos, científicos e de ações práticas. Cada visão do Cesteh está representada nesse espaço virtual, e cada uma dessas visões foi discutida coletivamente”, defendeu Leandro.

Para o chefe do laboratório de toxicologia a partir do site o Cesteh passa a ter uma capilaridade muito maior na sociedade, além disso, essa ação inicia uma discussão sobre a Política de Comunicação e Informação em Saúde do Trabalhador que o Centro pretende desenvolver mais a partir desse lançamento. Após apresentar cada uma das áreas do site, Leandro defendeu que a criação do Webcesteh é uma importante ferramenta de comunicação interna e que facilita a comunicação de fora pra dentro, além de dar cada vez mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Acesse o site e conheça mais sobre o Cesteh/ENSP. 

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador lança novo site buscando estreitar relação com a sociedade