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Sessão no Hélio Fraga discutiu a gestão do conhecimento

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Publicado em:14/06/2017
Irlan Peçanha

Sessão no Hélio Fraga discutiu a gestão do conhecimentoO Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP/Fiocruz), realizou, no final de maio (30/05), sessão científica sobre a Gestão do Conhecimento. A pesquisadora Luíza Regina Pessoa, idealizadora do projeto no Centro de Referência, iniciou apresentação abordando a criação do conhecimento em uma organização. A atividade reuniu servidores de diferentes áreas da instituição, além do coordenador Otávio Porto. “Para falar de conhecimento em organizações, em especial em Saúde, deve-se utilizar: dado, informação e conhecimento. Este último é criado por pessoas, e esta criação acontece no nível do indivíduo, do grupo e da organização”, explicou.   
 
A pesquisadora enfatizou que o aprendizado organizacional não ocorre se os profissionais da organização (em todos os níveis) não mudarem a forma de pensar, agir e interagir. "É importante que todos entendam e mudem a perspectiva que antes atrapalhava o aprendizado", alertou. Descreveu, ainda, as principais disciplinas: domínio pessoal; modelos mentais; visão compartilhada; aprendizado em grupo e o pensamento sistêmico.
 
Em seguida, Luíza falou dos quatros estilos de comunicação: passiva, agressiva, manipuladora e assertiva. Afirmou, também, que alguns desses estilos provocam reações que podem comprometer negativamente as relações interpessoais. "Em caso de o indivíduo identificar os estilos, poderão ocorrer mudanças, o que possibilitará relações satisfatórias". 
 
A comunicação organizacional é um processo ligado à identidade, imagem e cultura e clima da organização. Essa comunicação pode ser considerada uma forma de poder que atuaria no ambiente interno. Esse processo de comunicação tem por objetivo facilitar as relações, e essa política deve ser elaborada pela direção. Assim, sendo o processo de comunicação uma troca entre emissor e receptor, a comunicação implica necessariamente uma interação social.
 
Finalizando, apresentou quatro tipos de liderança criados por House e Mitchell (1974): o líder apoiador, o diretivo, o participativo e o orientado.  "A liderança está ligada à comunicação e transmissão de ideias. De modo resumido, a gestão do conhecimento é uma metodologia que possibilita criar e aplicar conhecimento para aumentar eficiência, contribuindo para conseguir bons resultados na organização", admitiu.

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