Busca do site
menu

Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

ícone facebook
Publicado em:12/06/2017
Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde ColetivaEm defesa da democracia e do SUS, o presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima estarão juntos no dia 20 de junho para o lançamento do próximo Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o 12º Abrascão, a ser realizado no Campus da Fiocruz do Rio de Janeiro. Na ocasião também será instalada a Comissão Organizadora Local do Congresso que contará com a participação de Antonio José Leal Costa, diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; de Aluísio Gomes da Silva Júnior, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense e de Gulnar Azevedo e Silva, diretora do Instituto de Medicina Social da UERJ.

O mais importante evento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), pretende reunir professores, pesquisadores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva, como Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Política, Planejamento e Gestão em Saúde, além das questões relacionadas à Ciência e Tecnologia em Saúde.

“Nosso próximo Abrascão acontecerá em julho do ano que vem, dentro do campus da Fiocruz, aqui em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Pelo simbólico, pelo o que representa a tradição da saúde pública que começa com a vacinação, usando técnicas sanitárias contra a varíola, interferindo na vida da cidade. Queremos retomar este pensar a cidade, em nossa intervenção, pois enfrentamos agora vários problemas de degradação urbana e queremos combinar esta tradição e esta história da saúde pública com a renovação, e com os jovens da Abrasco, por isso pensamos num congresso aqui na Fundação Oswaldo Cruz”, explica Gastão.

Para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, “a realização do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva dentro do campus trará um sentido maior, político e de mobilização de toda a nossa comunidade”, afirmou Nísia. As comunidade da Fiocruz e demais universidades estão sendo convidadas para participarem do evento do dia 20 no sentido de se mobilizarem desde já para assegurar condições políticas, logísticas e financeiras para a realização do 12º Abrascão.

História

O primeiro congresso da Abrasco aconteceu em 1986, no Rio de Janeiro, reunindo menos de duas mil pessoas no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e foi realizado logo depois da Oitava Conferência Nacional de Saúde. Sob o tema “Reforma Sanitária e Constituinte: garantia do direito universal à saúde”, o congresso foi realizado em setembro de 1986.

Na sua 8ª edição o Abrascão voltou para o Rio de Janeiro, sendo realizado simultaneamente com o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Os eventos aconteceram de 21 a 25 de agosto de 2006, na capital carioca sob o tema “Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas”.

Serviço

Lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Dia 20 de junho, terça-feira, das 10h as 13h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Nenhum comentário para: Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva