Busca do site
menu

Interface nas pesquisas com seres humanos será tema de debate do Cep/ENSP nesta segunda-feira (12/6)

ícone facebook
Publicado em:09/06/2017

Interface nas pesquisas com seres humanos será tema de debate do Cep/ENSP nesta segunda-feira (12/6)Na segunda-feira, 12 de junho, o Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promoverá mais um debate em comemoração de seus 20 anos de atuação. A palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos contará com a participação do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) Fermin Roland Schramm, da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) Ângela Maria Coimbra, e da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira. A atividade, marcada para as 9 horas no salão internacional da Escola, será aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.


A palestra Vulnerabilidade: interface nas pesquisas com seres humanos será a terceira atividade comemorativa de uma série de debates promovidos pelo Cep/ENSP em alusão a seus 20 anos. O primeiro encontro, ocorrido em 17 de abril, debateu os direitos dos participantes de pesquisa no Brasil e, para isso, contou com a participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio. Segundo ele, a política de retirada de direitos dos participantes de pesquisa, prevista no Projeto de Lei 7.082/2017 (PLS 200/2015), é desastrosa. Além disso, apresenta inconstitucionalidade pela maneira como está sendo proposta. Leia mais aqui sobre o encontro.

O segundo encontro, realizado no dia 5 de junho, debateu os Biobancos na Fiocruz. Na ocasião, foi discutida a questão das pesquisas envolvendo seres humanos que lidam diretamente com coleta e análise de materiais biológicos e promovem o armazenamento das amostras em bancos para análises posteriores. Presentes ao encontro, Gustavo Stefanoff (Inca/representante da Conep), Jennifer Braathen Salgueiro (coordenação Cep/ENSP), Maria Hermoso (VPPCB/Fiocruz), Thereza Benévolo (IOC/Fiocruz) e Ricardo Brum (Biomanguinhos/Fiocruz). Leia mais aqui

 

Interface nas pesquisas com seres humanos será tema de debate do Cep/ENSP nesta segunda-feira (12/6)

Ainda no gancho das comemorações de seus 20 anos, o Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP promoverá mais dois encontros, em agosto e setembro. Confira a agenda abaixo:

Mês de Agosto
Data: 1/8/2017
Cinebioética: filme seguido de debate
Local: Salão internacional - 4º andar da ENSP
Horário: 13h às 16h

Mês de Setembro
Data: 11/9/2017
Palestra: Comemoração dos 20 anos do CEP – Encontro dos ex-coordenadores. Perspectivas para o futuro
Local: Salão internacional - 4º. andar da ENSP
Horário: 13h às 16h

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Interface nas pesquisas com seres humanos será tema de debate do Cep/ENSP nesta segunda-feira (12/6)