Busca do site
menu

Relatório sobre conflitos no campo será lançado na ENSP nesta quinta-feira (8/6)

ícone facebook
Publicado em:07/06/2017

Relatório sobre conflitos no campo será lançado na ENSP nesta quinta-feira (8/6)Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado em 5 de junho -  a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá prosseguimento as atividades da Semana do Meio Ambiente com o lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, na quinta-feira, 8 de junho. A 32ª edição do relatório reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. O lançamento do relatório, elaborado pela Pastoral da Terra, terá a coordenação do pesquisador da ENSP e coordenador do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, Ary Miranda. A atividade está marcada para às 12h30, na Tenda ENSP. Além do lançamento do relatório haverá também mais um edição da tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro, das 9 às 14 horas, com a comercialização de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. Participe!

Assassinatos em conflitos no campo batem novo recorde em 2016

O relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, elaborado pela Pastoral da Terra, destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos treze anos, 61 assassinatos - 11 a mais que no ano anterior, quando foram registrados 50 assassinatos, e 48 desses ocorreram na Amazônia Legal. Além da elevação no número de assassinatos, houve aumento em outras violências. Ameaças de morte subiram 86% e tentativas de assassinato 68%. Os dados mostram 2016 como um dos anos mais violentos do período em que a CPT faz o registro desde 1985.

Assassinatos e julgamentos: os números da impunidade

Segundo os dados do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), entre 1985 e 2016, foram 1.387 casos com 1.834 pessoas assassinadas em conflitos no campo. Desse total, apenas 112 casos foram julgados, e houve a condenação de apenas 31 mandantes desses assassinatos.

 

Relatório sobre conflitos no campo será lançado na ENSP nesta quinta-feira (8/6)

 



Nenhum comentário para: Relatório sobre conflitos no campo será lançado na ENSP nesta quinta-feira (8/6)