Busca do site
menu

Dia Mundial do Meio Ambiente: ENSP promove ações comemorativas em 7 e 8 de junho

ícone facebook
Publicado em:05/06/2017
Dia Mundial do Meio Ambiente: ENSP promove ações comemorativas em 7 e 8 de junhoEm 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. 

Oficinas, exposições e rodas de conversa agitam Semana do Meio Ambiente na ENSP

No primeiro dia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente serão realizadas oficinas, exposição de livros relacionados à sustentabilidade, palestras sobre alimentação saudável, uma edição especial do projeto Livro em Movimento, além de duas rodas de conversa: a primeira tratará dos impactos ambientais nos rótulos; a outra sobre território e sustentabilidade. Confira, a seguir, a programação completa do primeiro dia de atividades.

7 de junho

Circuito de Oficinas: Fibra e arte de bananeira; produtos de limpeza naturais; sabonetes de plantas medicinais; suco de clorofila; compostagem caseira; oficina de crochê; produção de bolsas feitas de banner.
Horário: 9 às 16 horas.

Para participar, é necessário, inscrever-se pelo e-mail gestaosustentavel@ensp.fiocruz.br. (Informar nome completo, e-mail, telefone e indicar nome da oficina e turma.)

Exposição de Livros
Livros relacionados à sustentabilidade serão expostos para divulgação e comercialização.
Horário: 9 às 16 horas

Alimentação Saudável
"Decifrando rótulos alimentares - Você conhece o que come? Coordenação Wanessa Natividade Marinho (Nutrição/Nust/CST/Cogepe) e Taisa Machodo (nutricionista da EPSJV)
Horário: 9 às 12 horas

Roda de Conversa: Cadê os impactos ambientais no rótulo? Alimentação saudável e sustentável em foco!
Coordenação de Wanessa Natividade Marinho e Taisa Machodo (nutricionista da EPSJV)
Horário: 10 às 10h40

Roda de Conversa: Território e sustentabilidade
Participação de Erian Osório, coordenadora do projeto Mangue Vivo, e Gustavo Machado, coordenador técnico do projeto Saneamento ecológico para resistência e qualidade de vida nas comunidadaes da Praia do Sono
Horário: 12 às 14 horas
 
Livro em Movimento
Doação e troca de livros para promoção de cultura
Horário: 10 às 16 horas
 
Dia Mundial do Meio Ambiente: ENSP promove ações comemorativas em 7 e 8 de junho

Assassinatos em conflitos no campo batem novo recorde em 2016

O lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, elaborado pela Pastoral da Terra, terá a coordenação do pesquisador da ENSP e coordenador do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, Ary Miranda. A atividade acontecerá no dia 8 de junho, às 12h30.  ‘Conflitos no Campo Brasil 2016’ destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos treze anos, 61 assassinatos - 11 a mais que no ano anterior, quando foram registrados 50 assassinatos, e 48 desses ocorreram na Amazônia Legal. Além da elevação no número de assassinatos, houve aumento em outras violências. Ameaças de morte subiram 86% e tentativas de assassinato 68%. Os dados mostram 2016 como um dos anos mais violentos do período em que a CPT faz o registro desde 1985.

Assassinatos e julgamentos: os números da impunidade

Segundo os dados do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), entre 1985 e 2016, foram 1.387 casos com 1.834 pessoas assassinadas em conflitos no campo. Desse total, apenas 112 casos foram julgados, e houve a condenação de apenas 31 mandantes desses assassinatos.

Confira, a seguir, a programação do segundo dia da Semana do Meio Ambiente ENSP:

8 de junho

Feira Agroecológica Josué de Castro
Horário: 9 às 14 horas

Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016
Horário: 12h30
 
Dia Mundial do Meio Ambiente: ENSP promove ações comemorativas em 7 e 8 de junho

*Com informações da Comissão da Pastoral da Terra. 



Nenhum comentário para: Dia Mundial do Meio Ambiente: ENSP promove ações comemorativas em 7 e 8 de junho