Busca do site
menu

Curso estimula desenvolvimento de competências profissionais em jovens de Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:15/05/2017
Autonomia, criatividade e resiliência. Esses foram os três eixos norteadores do curso Desenvolvendo Competências Profissionais para o Século XXI com estudantes de Manguinhos, que, no dia 16 de maio de 2017, promoverá a cerimônia de formatura de 16 estudantes, oriundos dos Colégios Estaduais Professor Clóvis Monteiro e Compositor Luiz Carlos da Vila. O curso é uma realização do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade da ENSP, com coordenação do pesquisador André Pereira. "Trata-se de uma iniciativa moderna, que traz uma proposta pouco comum, inovadora e usa tecnologias da informação para o aprendizado. O programa foi estruturado naquilo que chamamos de pedagogia de competências", revelou o coordenador. A cerimônia está marcada para o salão internacional, às 14 horas. O evento é aberto ao público.
 
Os certificados têm assinatura do diretor da ENSP, Hermano Castro, da chefe do Centro de Saúde, Eliane Vianna, e do coordenador André Pereira. Também participarão da solenidade os diretores das escolas Professor Clóvis Monteiro e Compositor Luiz Carlos da Vila. O evento recordará os constantes episódios de violência em Manguinhos, as mortes e os alunos destacarão a importância do curso na região por meio de atividades artísticas e uma peça de teatro que contará a trajetória de um jovem da região.
 
O curso foi estruturado com base no desenvolvimento do entendimento de três competências:  autonomia, criatividade e resiliência. O objetivo foi mostrar ao aluno o que significam e a identificar como as tecnologias de informação e comunicação poderiam ajuda-los a lidar com elas. Ao final de cada uma das etapas, os estudantes deveriam desenvolver trabalhos específicos sobre as competências e o dia a dia da região. No caso do aluno Cristian Lopes, do Colégio Clóvis Monteiro, o tema abordado foi o desperdício da água. 

Curso estimula desenvolvimento de competências profissionais em jovens de Manguinhos
 
“Aprendemos a utilizar muitas ferramentas a partir do curso do Laiss e tivemos espaço livre para argumentar e discutir nossos trabalhos. Meu grupo considerou importante trabalhar no desperdício de água na comunidade”, afirmou.
 
Rodrigo Dutra, que trabalhou no curso de Alfabetização Digital do Laiss, conta que o acolhimento dos profissionais do Laboratório transformam vidas. “Apesar do pouco tempo, a experiência foi muito boa não só pelo acolhimento da Fiocruz, mas por poder ajudar de alguma forma no bem-estar das pessoas. Temos muitos alunos idosos no curso, e não é apenas uma aula de informática para eles, é uma forma de incluí-los na sociedade. Eles sentem úteis. É um local muito acolhedor para as pessoas”, admitiu.
 
André corrobora. “No próprio curso de Competências Profissionais trabalhamos para conseguir bolsas mensais para os alunos, que que foi uma forma de estímulo, que os torna valorizados, aumenta a autoestima num contexto de violência. O Laiss se esforça para construir pontes com a comunidade, construir caminhos que valorizem a dignidade do indivíduo, a criatividade e que possam ajuda-los a ocupar espaço no mercado de trabalho”.

Curso estimula desenvolvimento de competências profissionais em jovens de Manguinhos
 
Serviço:
Cerimônia de Formatura do Curso Desenvolvendo Competências Profissionais para o Século XXI
Local: 
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso estimula desenvolvimento de competências profissionais em jovens de Manguinhos