Busca do site
menu

XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a ESF terá início em 15 de maio

ícone facebook
Publicado em:11/05/2017
XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a ESF terá início em 15 de maioNa semana de 15 a 19 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverá a XII edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2017, o evento coincide com o início da 13ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e as discussões terão como base temáticas importantes da política macroeconômica, da política de saúde e da própria ESF, abordando seus conceitos, práticas, desafios e potências. "O ciclo de debates é um espaço para privilegiarmos a discussão sobre saúde em um contexto de desmonte das políticas públicas e ataques aos processos democráticos inclusivos". O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas dia 15/5. O certificado será concedido aos participantes que comparecerem a todos os dias de atividade.
 
A atual edição do Ciclo de Debates terá, além das mesas de discussão e da formatura da 11ª turma dos residentes (2015/2017), atividades culturais por meio de parcerias com a RedEscola e a Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz. Haverá, também, ações desenvolvidas pelos residentes e a participação do grupo Harmonia Enlouquece.
 
A mesa de abertura, no dia 15/5, abordará “A nova PNAB e o financiamento da atenção primária em saúde na atual conjuntura”, em palestra a ser proferida por Leonardo Graever, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A atividade está marcada para 9 horas e terá como debatedor Heider Aurélio Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o pesquisador Gustavo Matta, da ENSP, atuará como coordenador.
 
O tema da mesa do dia 16/5 discutirá “O contexto político e econômico e o seu impacto no SUS: avanços e desafios”. A conferencista será a pesquisadora Denise Gentil, da UFRJ, e o debatedor o pesquisador Joyker Peçanha, do Departamento de Ciências Sociais, da ENSP. O coordenador do Programa Radis – Comunicação e Saúde, Rogério Lannes, coordenará a mesa.
 
Movimentos sociais e garantia dos direitos será o tema principal da mesa de quarta-feira (17/5). André Lima, do Conselho Gestor Intersetorial do Teias – Escola Manguinhos, será o conferencista. O debate ficará a cargo de Raphael Calazans, do Coletivo Papo Reto, e Teresa Neves, do Departamento de Ciências Biológicas, da ENSP, coordenará o evento.
 
Na quinta-feira (18/5), a mesa “Violência nos territórios de alta vulnerabilidade: o lugar da saúde”, será ministrada por Luane Tássia, egressa do PRMSF/ENSP 2017. Rafael Morganti, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, atuará como debatedor da atividade. A coordenação caberá à Valeska Antunes, também da SMS/ RJ.
 
Na manhã de sexta-feira (19/5), Denis Petuco, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), falará sobre a Política de redução de danos e produção de cidadania. Rita Cavalcante, da UFRJ, será responsável pelo debate, enquanto Cesio Sotero, da Equipe de Consultório na Rua (CnaR-CFADS) coordenará o evento. Às 14 horas, o auditório térreo receberá a formatura da 11ª turma de Residência Profissional em Saúde da Família (2015/2017).
 
“O evento é um convite ao debate. Convocamos alunos da Escola, trabalhadores, residentes, trabalhadores da ESF e da saúde em sua totalidade e alunos de outros cursos da ENSP, porque esta é uma possibilidade de promover debates. A questão maior é a produção de conhecimento de uma forma compartilhada, e podermos nos aprofundar nessa temática”, disse a coordenadora da atividade.

XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a ESF terá início em 15 de maio

Serviço

XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família
Data: 15 a 19 de maio
Local: Auditório térreo da Ensp
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos, Rio de Janeiro
 
O evento é aberto a todos os interessados

Seções Relacionadas:
Radis Sessões Científicas

XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a ESF terá início em 15 de maio

1 comentários
CLÁUDIA GONÇALVES PEREIRA
13/05/2017 22:52
Boa noite! Gostaria de saber como fazer para realizar a inscrição. Não encontrei no site nenhum link disponível. Grata Claudia