Busca do site
menu

Especialização em Pneumologia Sanitária amplia prazo de inscrição

ícone facebook
Publicado em:08/05/2017
Especialização em Pneumologia Sanitária amplia prazo de inscriçãoO Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária ampliou, até 1º de junho de 2017, o prazo de inscrições. São oferecidas 30 vagas - sendo 25 para alunos brasileiros e 5 para estrangeiros -, e o objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, assim como desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. As inscrições e o novo cronograma de atividades podem ser acessados aqui.
 
A especialização é voltada para profissionais de saúde de nível superior e gestores que atuam na área de pneumologia sanitária, além de profissionais de nível superior com interesse e perspectiva de atuar na mesma área. Ambos com atenção voltada à tuberculose. A formação visa discutir propostas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da tuberculose, debater a tuberculose na sua dimensão de grave problema de saúde com base em critérios epidemiológicos, como também tratar das práticas de vigilância epidemiológica implementadas para o controle da doença, das políticas públicas implementadas para o controle da tuberculose e, ainda, discutir as práticas de monitoramento e avaliação das ações de controle da doença. 
 
O curso constitui-se de cinco Unidades de Aprendizagens (UA) e abarca a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A UA1 é denominada Medidas de Controle em Pneumologia Sanitária. A UA2 tem como tema Vigilância Epidemiológica: Conceitos – Indicadores Sistema de Informação; já a UA3 aborda Administração de Programas para o Controle da Tuberculose; a UA4 é denominada Gestão do Programa de Controle da Tuberculose; e, fechando o curso, a UA5 traz o tema Metodologia do Trabalho Científico. A disciplina Estudo e Prática de Trabalho de Campo é ministrada a distância e visa ao acompanhamento do aluno em relação ao levantamento e organização dos dados para elaboração do seu TCC, que pode ser revisão bibliográfica ou projeto de intervenção. 
 
O curso tem carga horária total de 500 horas. As aulas serão ministradas de segunda a sábado, das 8h às 18h, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), localizado na Estrada da Curicica, 2.000. Bairro: Curicica , Rio de Janeiro-RJ. 

Coordenação Geral: Jesus Pais Ramos
Coordenação Adjunta: Glória Regina Coelho da Motta
Coordenação Adjunta: Martha Góes Fernandes
Serviço de Gestão Acadêmica Lato Sensu e Qualificação Profissional: pseletivo@ensp.fiocruz.br
 
Leia aqui o edital.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Especialização em Pneumologia Sanitária amplia prazo de inscrição