Representantes da Fiocruz se reuniram com subsecretário de Segurança

Publicada em
 
 
 

Na tarde de ontem (19/4), representantes da Fiocruz oram recebidos pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Rodrigo Alves, e expuseram a grave situação vivida nos últimos meses em Manguinhos, destacando as consequências dos confrontos nas comunidades e os riscos às vidas tanto dos moradores quanto dos trabalhadores, estudantes e usuários dos serviços prestados pela instituição. A reunião representou uma abertura de diálogo, durante a qual os representantes do governo ressaltaram a importância das informações levadas pela Fiocruz e consolidadas em documento entregue em mãos.
 
Os integrantes do Grupo de Trabalho da Fundação destacaram também os prejuízos às atividades institucionais provocados pelas situações de conflito, como a paralisação de aulas, pesquisas e serviços. O documento entregue descreve as consequências da situação vivida nos últimos meses na região. Em nome da Fiocruz, o grupo solicitou o fim das incursões policiais que levam risco à integridade física e mental dos moradores, trabalhadores, estudantes e usuários dos serviços e a abertura de um canal de diálogo que possibilite a discussão sobre os mecanismos para a redução da violência na região.
 
O subsecretário Rodrigo Alves disse que o governador orientou a Secretaria a dar prioridade à solicitação da Fiocruz. Ficou acertada nova reunião na próxima segunda-feira (24/4), às 14 horas, com o Comando do 22o Batalhão da Polícia Militar e com os comandantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que terá a participação de representantes da Fiocruz e da comunidade, para tratar mais detalhadamente da situação.
 
Estiveram presentes o chefe de gabinete da Presidência, Valcler Rangel; os diretores das escolas Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Paulo César de Castro Ribeiro e Hermano Castro; os coordenadores-gerais de Gestão de Pessoas (Cogepe) e de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Juliano Lima e José Damasceno; o coordenador de Cooperação Social da Presidência, José Leonídio Madureira; e o chefe de Segurança da Fiocruz, Claudionor Lima.
 
Participaram também o diretor da Asfoc-SN, Alcimar Pereira Batista, e a Presidente da Associação de Moradores Amorim, Simone Quintela. Pela Secretaria de Segurança, participaram, além do subsecretário, o coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes; diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital, delegado José Pedro Costa da Silva.
 

 

Nenhum comentário para "Representantes da Fiocruz se reuniram com subsecretário de Segurança"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.