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Revista do Next aposta em novo modelo de comunicação científica surgido no ambiente digital

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Publicado em:19/04/2017
Revista do Next aposta em novo modelo de comunicação científica surgido no ambiente digitalA Revista Para-Acadêmica do Núcleo de Experimentação em Tecnologias Interativas (Next/ENSP) - versão Beta - é um dos primeiros resultados da pesquisa, vinculada ao projeto da Capes (MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014), de criação de um protótipo de revista que contemple novas práticas e processos de construção do conhecimento e de comunicar a ciência. A publicação é considerada para-acadêmica por se situar na fronteira com a academia.
 
Os 11 textos que compõem este primeiro número experimental, ou versão beta, são resultado da reflexão de alunos frente aos temas propostos para estudo em sala de aula, durante o curso "Oito Temas para se Pensar a Sociedade na Era da Complexidade". Oferecida de forma presencial e on-line, a formação teve aulas transmitidas ao vivo no grupo da comunidade no Facebook, e foi realizada no primeiro semestre de 2015, pelo Núcleo de Experimentação em Tecnologias Interativas (Next) da ENSP, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde(PPGICS), da Fundação Oswaldo Cruz.
 
Os artigos foram resultado de uma experiência de produção colaborativa, interativa e compartilhada de conhecimento, além de estarem situados dentro do movimento conhecido como Ciência Aberta, que pretende refletir, debater e investigar os modos existentes de produção e comunicação científica e também experimentar práticas alternativas, mais abertas, horizontais e cidadãs de construção do conhecimento. Do mesmo modo, o processo de edição e avaliação do material escrito passou por uma revisão colaborativa, onde os próprios alunos do curso, presenciais e on-line, foram os pareceristas.
 
A Revista Para-Acadêmica pretende contemplar um novo formato de publicação científica, com política editorial flexível, que incorpore critérios de avaliação sociais, revisões e pareceres mais transparentes e abertos. "A ideia é ser compatível com as reflexões que vêm sendo desenvolvidas no mundo editorial científico, em torno das novas formas de comunicação que emergem no ambiente digital, principalmente nas áreas da física e da biologia, como é o caso dos repositórios arXiv e bioRxiv, e das revistas F100 Research e PeerJ que oferecem para seus leitores no ambiente digital preprints publicados, sem a revisão por pares ou projetos ainda incompletos. A revisão acontece após a publicação e os pareceres são publicados juntamente com o artigo" afirmou o coordenador Nilton Bahlis.
 
O Núcleo de Experimentação em Tecnologias Interativas (Next) da Fiocruz surgiu há dez anos tendo como missão experimentar as possibilidades das tecnologias interativas, que conhecemos com o nome de Web 2.0, para pensar novos caminhos para a pesquisa e a educação formal e não formal. O que pretende é incorporar a Internet e as práticas interativas e colaborativas no cotidiano da pesquisa e educação, no Sistema Único de Saúde e na própria Fundação. Mantido pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde, hoje é sediado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.
 
A revista e os artigos podem ser acessados na internet (http://next.ensp.fiocruz.br/revistaparaacademica) ou baixadas na versão EBook (com ISSN) no caso de apenas interessar a leitura (http://bit.ly/2oGZd83).
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