Busca do site
menu

As ciências sociais contra a zika

ícone facebook
Publicado em:10/04/2017

*Por Vivian Mannheimer

As ciências sociais contra a zikaA contribuição do campo das ciências humanas para o combate à zika foi o tema de um seminário na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) que reuniu cientistas de instituições internacionais no último dia 30 de março. Esse foi o primeiro encontro dos pesquisadores da área de ciências sociais do ZIKAlliance, um consórcio multinacional e multidisciplinar que reúne dezenas de parceiros pelo mundo coordenado pelo INSERM, o instituto nacional francês de saúde e pesquisa médica. Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais do ZIKAlliance, disse que é um desafio importante trabalhar com os aspectos humanos e sociais diante de uma epidemia cujos esforços se voltam principalmente para o diagnóstico, o tratamento e um grande foco no mosquito. “Não se trata de uma guerra de um mosquito contra a humanidade, e sim de processos sociais que explicam essa proliferação. Mas o fato é que na mídia e no imaginário essa associação com o mosquito é a mais forte e muitas vezes dificulta o olhar para outras causas”, ressaltou.

Nísia acrescentou que a rede de pesquisa também significa uma oportunidade para se discutir a questão dos direitos sexuais no Brasil, que vem à tona com a epidemia de zika. Ela também citou alguns objetivos do grupo, entre eles a proposta de uma agenda de pesquisa integrada e uma base de dados compartilhada.

Confira no Canal da ENSP no Youtube as apresentações dos palestrantes na íntegra. 

Os efeitos colaterais da intervenção

Jocelyn Raud, também coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais do ZIKAlliance, abordou os efeitos colaterais que podem ser gerados pelas campanhas contra doenças transmitidas por vetores. “Costumamos subestimar a complexidade tanto do mundo social quanto do natural e muitas vezes mesmo com a intenção de melhorar as condições da saúde ou reduzir a circulação do vírus, podemos piorar a situação”, afirmou.

O pesquisador explicou que as campanhas na área de saúde tendem a promover uma mudança de comportamento, como por exemplo o estímulo ao uso do preservativo no caso da Aids. No entanto, ele observou que quando a incidência da doença diminui, a população tende a relaxar quanto ao comportamento preventivo e quantidade de casos tende a aumentar novamente. Com experiência em pesquisa de doenças transmitidas por vetores em territórios tropicais da França, como Reunião e Guiana Francesa, Jocelyn citou alguns exemplos de campanhas que causaram efeitos negativos.

Um dos casos mencionados foi uma epidemia causada pelo vírus do Oeste do Nilo que afetou duas cidades próximas no Colorado em 2003. Pesquisadores descobriram que a incidência da doença era maior justamente na cidade que contava com um programa mais amplo de controle ao mosquito, devido à tendência de abandonar as medidas de proteção ao perceber que a doença foi controlada.

Os fatos científicos da Zika

Ilana Löwy, pesquisadora do Inserm, explicou que sua apresentação  foi inspirada no livro clássico de Ludvick Fleck Gênese e desenvolvimento de um fato científico, no qual o autor argumenta que a cognição é sempre uma atividade coletiva. Para discutir os fatos científicos da zika, Ilana se referiu ao ex-secretário de defesa norte-americano Donald Rumsfeld, que no contexto da guerra contra o Iraque declarou que há coisas que sabemos que sabemos, coisas que sabemos que não sabemos e também coisas que não sabemos que não sabemos.

A pesquisadora disse que em relação à zika já sabemos que a doença pode levar à síndrome de Guillan-Barré e à microcefalia, mas que ainda não sabemos por que há uma concentração tão grande de malformações cerebrais causados pelo vírus no Nordeste do Brasil, o que não ocorre em outras regiões do país ou da África. Ilana acrescenta uma outra categoria aos fatos sobre a zika: “aquilo que sabemos mas consciente ou inconscientemente ignoramos”.

Sobre os fatos ignorados da zika no Brasil, Ilana destacou a questão da transmissão sexual da doença. “Quando alguém fala sobre zika nos Estados Unidos, a questão é basicamente a transmissão sexual, mas no Brasil fala-se pouco disso. Há tanto mosquito que é difícil identificar quando se trata de transmissão sexual”, observou.

A questão da negligência em saúde global 

O temas das prioridades em saúde global foi abordado por João Nunes, professor de relações internacionais da Universidade de York. Para o pesquisador, a negligência nesse contexto não pode ser entendida apenas a partir da visão mais comum de que algumas doenças são negligenciadas por não despertarem o interesse de atores ou doadores de peso. O pesquisador reconhece que interesse é um fator importante, mas acredita que esse elemento sozinho não consegue explicar por que algumas doenças recebem mais atenção que outras.

João disse ainda que para entendermos a questão da negligência e como ela se produz é preciso considerar que algumas doenças podem ser visíveis em certos aspectos e invisíveis em outros. “Acredito que a relação que gera a negligência é uma de dominação. Alguns grupos são sistematicamente colocados em uma posição de subordinação e desvantagem. Desse modo, estão mais vulneráveis a certas doenças ao mesmo tempo em que não possuem as capacidades suficientes para reagir”, disse.

No caso da zika, João acredita que a doença reuniu muitos esforços, mas ressalta que a questão não é a quantidade, mas sim a qualidade da atenção. Citando o caso do ebola como exemplo, o pesquisador observou que como a questão da negligência em saúde global está ligada a dinâmicas mais profundas, apenas os esforços empregados na emergência ou a visibilidade dada pela mídia não significam uma mudança de cenário para a doença.

Abaixo estão disponíveis os links para as apresentações dos palestrantes na íntegra. Todo material do seminário está disponivel no Canal da ENSP Youtube. Confira!

Seminário debate Zika, Ciências Sociais e Humanidades - Abertura.
Seminário debate Zika, Ciências Sociais e Humanidades - Jocelyn Raude.
Seminário debate Zika, Ciências Sociais e Humanidades - Ilana Lowy.
Seminário debate Zika, Ciências Sociais e Humanidades - João Nunes.

*Vivian Mannheimer é jornalista do Blog de História, Ciência, Saúde Manguinhos.


Fonte: Revista História, Ciência, Saúde Manguinhos
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Zika Congênita

Nenhum comentário para: As ciências sociais contra a zika