Busca do site
menu

Curso sobre gestão e tecnologias do saneamento debaterá a privatização da água

ícone facebook
Publicado em:10/04/2017
Na próxima terça-feira, 11/4, acontecerá na ENSP o debate Privatização do acesso à água, cujo tema pretende trazer mais uma vez à tona o já conhecido processo de transformação da água em mercadoria. O encontro acontecerá no âmbito do curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento, que está em sua 4º edição e visa qualificar profissionais para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental. O debate é aberto ao público e será realizado na sala 408 da ENSP, às 14h. Participe da aula inaugural!
 
 
Curso sobre gestão e tecnologias do saneamento debaterá a privatização da água
 
 
A palestra terá a participação do membro da Comissão Especial sobre o Colapso Hídrico da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Renato Cosentino Vianna Guimarães, o pesquisador de modelos de saneamento, Bernardo dos Santos Félix, e o estudioso sobre o processo de privatização do saneamento, André Eugênio dos Santos. O debate será mediado pelo pesquisador da ENSP e coordenador da especialização, Paulo Roberto de Abreu Bruno. 
 
Segundo Paulo Bruno, é sabido que o processo de privatização da água a transforma em mercadoria, o que acarreta um custo adicional para os mais pobres e, consequentemente, tende a aprofundar a desigualdade social. Para ele, “acrescenta-se a esse fato a situação de escassez de água para consumo humano nas grandes metrópoles do país. O que faz com que tenhamos que lidar com um cenário preocupante e que merece ser objeto de discussão no campo da saúde ambiental”, defendeu o pesquisador. 
 
Além de Paulo Bruno, a pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Rosália Oliveira também é coordenadora da especialização. A formação visa ainda atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como a regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença.

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Curso sobre gestão e tecnologias do saneamento debaterá a privatização da água