Busca do site
menu

Especialização em pneumologia sanitária: inscrições seguem abertas até 4/5

ícone facebook
Publicado em:29/03/2017
Especialização em pneumologia sanitária: inscrições seguem abertas até 4/5Seguem abertas as inscrições para o curso de especialização em Pneumologia Sanitária 2017, cujo objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisarem criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, assim como desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. O curso oferece 30 vagas, sendo 25 para alunos brasileiros e 5 para alunos estrangeiros. As inscrições vão até o dia 4 de maio e devem ser feitas exclusivamente por meio da Plataforma SigaLS. Confira.
 
O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior e gestores que atuam na área de pneumologia sanitária; e profissionais de nível superior com interesse e perspectiva de atuar na mesma área. Ambos com atenção voltada à tuberculose. A formação visa discutir propostas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da tuberculose; debater a tuberculose na sua dimensão de grave problema de saúde com base em critérios epidemiológicos; como também tratar das práticas de vigilância epidemiológica implementadas para o controle da doença, das políticas públicas implementadas para o controle da tuberculose e ainda discutir as práticas de monitoramento e avaliação das ações de controle da doença. 
 
O curso é constituído de cinco Unidades de Aprendizagens (UA) e abarca a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A UA1 é denominada Medidas de Controle em Pneumologia Sanitária. Ela é voltada para o desenvolvimento de temas relacionados à pneumologia sanitária, em especial a tuberculose, os recursos técnicos e tecnológicos existentes para seu controle, as perspectivas para sua aplicação e os resultados conhecidos e esperados desta aplicação. A UA2 tem como tema Vigilância Epidemiológica: Conceitos – Indicadores Sistema de Informação desenvolve conceitos e indicadores que são necessários para a compreensão e operacionalização de sistemas de informação. Ela aborda a epidemiologia aplicada à vigilância e ao controle da tuberculose, usando dados secundários dos sistemas nacionais de informação. Já a UA3 Administração de Programas para o Controle da Tuberculose discute o modelo assistencial, a estrutura e organização do serviço de saúde, suas bases legais e de financiamento das ações de controle da tuberculose. 
 
A UA4 é denominada Gestão do Programa de Controle da Tuberculose e visa o planejamento, monitoramento e avaliação dos programas de tuberculose. Fechando o curso, a UA5 Metodologia do Trabalho Científico é presencial e propicia ao aluno realizar discussões de pré-projetos, apresentando e orientando sobre metodologia de pesquisa para conclusão do TCC. Já a disciplina Estudo e Prática de Trabalho de Campo é dada a distância e visa o acompanhamento do aluno em relação ao levantamento e organização dos dados para a elaboração do seu TCC, que pode ser revisão bibliográfica ou projeto de intervenção. 
 
O curso tem carga horária total de 500 horas. As aulas acontecerão de 1º de agosto a 12 de dezembro de 2017 e serão ministradas de segunda a sábado, de 8h as 18h, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), localizado na Estrada da Curicica, 2000. Bairro: Curicica , Rio de Janeiro-RJ. 
 
Leia aqui o edital.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Especialização em pneumologia sanitária: inscrições seguem abertas até 4/5