Busca do site
menu

Em defesa da Educação: Roberto Leher ministra aula inaugural da ENSP

ícone facebook
Publicado em:29/03/2017
Em defesa da Educação: Roberto Leher ministra aula inaugural da ENSP"Um país que quer dar um salto para um futuro melhor para sua população, mas ignora o caminho que leva a ele: a educação de qualidade". É esse o diagnóstico feito por Roberto Leher, educador e reitor da UFRJ, durante a aula inaugural do ano letivo da ENSP, na sexta-feira (24/3). Com o tema "Conhecimento para quem?", a palestra de Leher passou por temas como o surgimento tardio das universidades brasileiras, a falta de um sistema adequadro de avaliação da "nossa" produção científica e a privatização do ensino.
 
A mesa de abertura do evento contou com a participação da vice-diretora de ensino da ENSP, Tatiana Wargas, que falou sobre o "Projeto Político Pedagógico" da ENSP, apresentado recentemente na instituição. O diretor Hermano Castro lembrou aos novos alunos que estarem atentos ao atual panorama político e social do país é parte essencial da formação deles em uma escola que forma para o SUS e pensa a saúde como um conceito ampliado. Também estiveram presentes na mesa de abertura Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, e Manoel Barral Neto, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação. Veja, no vídeo abaixo, a mesa de abertura do evento.
 

Em seguida, Roberto Leher proferiu a aula inaugural. Doutor em educação e um dos mais contundentes críticos à maneira como a educação e a produção científica são conduzidas pelo Estado brasileiro, Leher lembrou das contradições presentes em nossa formação social. "Além do surgimento tardio das universidades, vivemos num país em que boa parte da sociedade e seus representantes políticos atacam com ferocidade qualquer projeto de educação progressista", admitiu. Veja a ítegra da fala de Leher no vídeo abaixo.

 


Nenhum comentário para: Em defesa da Educação: Roberto Leher ministra aula inaugural da ENSP