Busca do site
menu

Direção publica prestação de contas da gestão 2013/17

ícone facebook
Publicado em:06/04/2017

Direção publica prestação de contas da gestão 2013/17Nas duas últimas semanas de março, a direção da Escola Nacional de Saúde Pública apresentou sua prestação de contas nos colegiados das vice-direções e nos centros que a compõem. Além trazer para trabalhadores e estudantes dados relativos à administração do diretor Hermano Castro, os encontros serviram para se debater o papel da ENSP na sociedade, enquanto um dos principais centros formadores de quadros para o Sistema Único de Saúde brasileiro e como defensora intransigente de uma Saúde Pública de qualidade para todos os cidadãos. Confira, abaixo, o que foi apresentado em cada uma das prestações de contas.

Colegiado da Vice-direção de pesquisa

Apresentada pela Vice-diretora de Pesquisa da ENSP, Sheila Maria Ferraz de Souza Mendonça, a prestação de contas do Colegiado de Pesquisa, no dia  22, reforçou a importância das constantes reuniões do colegiado para a transparência da gestão. Entre os desafios, Sheila destacou que seu período à frente da vice-direção foi marcado por um ciclo de escassez de recursos, o que levou à necessidade de uma maior integração e organização junto às áreas de ensino e gestão. Veja neste link a apresentação completa da prestação de contas no Colegiado de Pesquisa da ENSP.

Colegiado da Vice-direção de Laboratórios e Ambulatórios

Fátima Rocha, Vice-diretora de Laboratórios e Ambulatórios da ENSP, foi a responsável por apresentar os dados da prestação de contas ao Colegiado VDAL, no dia 23 de março. Fátima destacou a própria criação dessa vice-direção, surgida do Regimento Interno da ENSP, publicado em 2015, como um dos principais avanços na área. Confira a apresentação completa aqui.

Centro de Saúde Germano Sinval Faria

Eliane Chaves Vianna, chefe do Centro de Saúde e Fátima Rocha, destacaram, na prestação de contas do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, uma maior integração da unidade com a Escola e a gestão direta do projeto Teias pelo Centro de Saúde. Também falou-se sobre o processo de acreditação do Centro. Veja aqui na prestação de contas dados da gestão  e resultados de alguns dos projetos de pesquisa realizados. 

Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)

Durante a apresentação da prestação de contas no Cesteh, no dia 27/03, o diretor Hermano Castro lembrou que a Saúde do Trabalhador ganha importância renovada na atual conjuntura em que se discute terceirização, previdência, entre outros temas. Hermano também falou sobre o processo de acreditação no Cesteh. Embora ela tenha sido vista como um avanço, para o diretor é preciso se debater também a necessidade de se ter um processo de acreditação próprio, que não seja apenas subjugado a padrões internacionais. Veja a prestação de contas do Cesteh neste link.

Colegiado da Vice-direçcão de Gestão

Direção publica prestação de contas da gestão 2013/17

Durante a prestação de contas da vice-direção de Gestão, também no dia 27/03, o vice-diretor da área, Alexandre Molinaro, destacou uma série de ações feitas no intuito de ampliar a transparência e a profissionalização da gestão. Entre essas ações, está a implementação do conceito de integração e gestão por processo (não mais funcional) e de mapeamento dos processos, com a criação de um indicador para cada serviço e capacitação dos trabalhadores. Molinaro também lembrou das medidas tomadas para buscar uma gestão sustentável do complexo ENSP, com a implementação de mecanismos de economia de luz e água. A prestação de contas da VDDIG foi dividida em oito áreas, veja nos links abaixo.

Sustentabilidade, Gestão da Qualidade, SGTI, Gestão do Trabalho, Serviço de Planejamento, Coordenação de Gestão, Gestão de contratos, Serviço de Infraestrutura.

Centro de Referência Professor Hélio Fraga

Direção publica prestação de contas da gestão 2013/17


No Centro de Referência Professor Hélio Fraga, a prestação de contas foi feita no dia 28/03 pelo diretor Hermano Castro. Hermano lembrou que, principalmente com relação aos centros, é possível encontrar nos relatórios de gestão anuais, disponíveis no portal da ENSP, muitos dados sobre a sua gestão. Com relação ao Mestrado Profissional oferecido no CRPHF, Hermano destacou ainda o fato de que todos os alunos que se matricularam no curso se formaram.  Durante o debate com os servidores, o diretor lidou com temas como a falta de equipamentos e as dificuldades de manutenção dos mesmos nos laboratórios e elucidou alguns processos de gestão, para demonstrar as dificuldades de se fazer essa manuntenção. Veja neste link a prestação de contas do CRPHF.

Colegiado da Vice-direção de Ensino

A Vice-diretora de ensino da ENSP, Tatiana Wargas, apresentou sua prestação de contas no dia 29/03. Em sua fala, destacou a reestruturação da área que se fez durante sua gestão, buscando uma maior integração entre Stricto, Lato Sensu e Ensino à distância.  Com o objetivo de ampliar a governança, melhorar a gestão de recursos e a integração com os estudantes, merecem destaque a elaboração do Regimento Interno da ENSP, em 2015, o novo portal da Escola, que começou a ser reestruturado pela área de ensino e a elaboração do Projeto Político e Pedagófico da ENSP. Veja aqui a íntegra da prestação de contas no Colegiado de Ensino

ENSP (Prestação de contas geral da Escola)

No dia 30/03, foi apresentada a prestação de contas geral da ENSP, pelo diretor Hermano Castro. Hermano destacou, entre outros pontos, a defesa do SUS como principal bandeira de sua gestão, desde o primeiro momento. O diretor falou também do mecanismo de votação do Regimento Interno, que permitiu voto secreto na assembleia, assegurando maior independência de decisão para os votantes. Hermano lembrou ainda do fortalecimento da cooperação internacional, que fez com que a ENSP pudesse enviar anualmente grupos de alunos para a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba, do fortalecimento dos colegiados e da necessidade de se ter uma maior presença dos alunos nos debates da ENSP. Confira aqui a prestação de contas completa.



Nenhum comentário para: Direção publica prestação de contas da gestão 2013/17