Busca do site
menu

Inscrições abertas para vagas remanescentes no curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado

ícone facebook
Publicado em:18/04/2017

Foram reabertas as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2017. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Nesta nova chamada, foram disponibilizadas 7 vagas remanescentes e as inscrições avão até o dia 18/4. Organizado em três unidades, que articulam 12 sessões de trabalho - num total de 72 horas presenciais -, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos. Ao todo foram disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 destinadas a demanda livre de profissionais de saúde e 10 para profissionais da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Inscrições abertas para vagas remanescentes no curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado

O curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado pretende se constituir como um espaço de atualização/discussão teórica de conteúdos relativos ao cuidado em saúde e, simultaneamente, uma experiência favorecedora da elaboração, pelos profissionais-alunos, dos sentidos de sua prática e de sua implicação como sujeitos na conformação da realidade dos serviços de saúde onde se inserem e na relação com os usuários e com a equipe. “Além dos espaços de reflexão teórica e discussão de conceitos, organizamos as oficinas propriamente ditas, a partir de uma abordagem clínica de base psicossociológica, e utilizando o dispositivo grupal e o recurso à construção de narrativas, de modo a valorizar a palavra dos profissionais, sua experiência, favorecendo a elaboração e o trânsito entre o que é preconizado pelas teorias do campo do cuidado em saúde e o que esses profissionais efetivamente vivem em seus serviços”, detalharam as coordenadoras do curso, as pesquisadoras Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda. 
 
Desenvolvido desde 2015, o curso está na terceira edição. A avaliação que os alunos fazem das aulas e demais atividades, segundo as coordenadoras, é bastante positiva. “Explicitam que se trata de um espaço de discussão e compartilhamento de experiências clínicas extremamente necessário, e reconhecem que os encontros têm lhes ajudado bastante na reflexão sobre os desafios do cotidiano de trabalho, bem como na elaboração de alguns conflitos e desconfortos advindos das dinâmicas relacionais que envolvem colegas e usuários dos serviços onde atuam”.
 
Confira aqui a chamada de vagas remanescentes e a alteração do cronograma. 
 
Confira aqui o depoimento completo das coordenadoras sobre o curso.
 
Os interessados devem se inscrever na Plataforma Siga LS e acessar o edital do curso.

Inscrições abertas para vagas remanescentes no curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado
 
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para vagas remanescentes no curso Oficinas Clínicas sobre o Cuidado