Busca do site
menu

ENSP debate pensamento de Pierre Bourdieu

ícone facebook
Publicado em:10/02/2017

ENSP debate pensamento de Pierre BourdieuUm dos grandes nomes da sociologia do século XX, Pierre Bourdieu foi tema de um seminário realizado em dezembro de 2016, na ENSP. O evento foi organizado por uma parceria da Escola  com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ e teve apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e do Instituto Français/Maison de France. Ao longo de 5 dias de debates, as ideias e escritos do pensador francês foram revisitados por pesquisadores de diferentes áreas de atuação. O colóquio contou também com a exibição do documentário "A sociologia é um esporte de combate", com participação da produtora do filme nos debates.

A primeira mesa realizada na ENSP, no dia 08 de dezembro, debateu "Informação, comunicação e mídia" e contou com os debatedores Cláudio Cordovil de Oliveira, pesquisador da ENSP, Marco Schneider (UFF/IBICT) e Regina Marteleto (IBICT). A messa foi coordenada por Ilara Hämerli, pesquisadora da ENSP. Veja nos vídeos abaixo o debate.

 

 

 

Na sexta-feira, dia 09, José Maurício Domingues (IESP/UFRJ) e Leonardo Castro, pesquisador da ENSP, participaram da mesa "Sobre o Estado - questões a partir da obra de Bourdieu, coordenada pelo pesquisadora da ENSP Nílson do Rosário Costa. Veja a discussão no vídeo abaixo.

 

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: ENSP debate pensamento de Pierre Bourdieu