Busca do site
menu

‘Cadernos de Saúde Pública’ homenageia os artistas de rua

ícone facebook
Publicado em:09/02/2017
‘Cadernos de Saúde Pública’ homenageia os artistas de ruaA revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 1), disponível on-line, faz uma homenagem aos artistas de rua em seu editorial. As editoras da publicação, Marilia Sá Carvalho, Cláudia Medina Coeli e Luciana Dias de Lima reiteram a importância de CSP como veículo de disseminação científica na área de Saúde Coletiva, que publicou 2.200 artigos em 2016. Na edição de janeiro, a seção Perspectivas traz 14 textos abordando temas atuais, de problemas ambientais às questões de gênero, além de três Espaços Temáticos sobre temas de grande impacto para a sociedade e a comunidade científica: Tercerização e Saúde, Zika e Gravidez e Austeridade Fiscal, Direitos e Saúde. Elas ressaltam que sobre o tema Zika e Gravidez há necessidade de garantir amplo acesso das mulheres à contracepção segura e à assistência aos bebês afetados, as análises sobre o regime fiscal apontam que haverá substancial redução da despesa em saúde nos próximos anos. A seção Entrevista do Cadernos foi reativada e o professor Ezra S. Susser recebeu a editora-chefe Marilia Sá Carvalho na Columbia University (Estados Unidos) para uma troca de ideias sobre causalidade e outros tópicos atuais em Epidemiologia. O editorial afirma que seu “compromisso é com a verdade e com a ciência”. O texto defende o enfrentamento da “era da ‘pós-verdade’ com a seriedade necessária, mas com a coragem também para entrar na polêmica, fazendo todo o esforço possível. Não é tarefa fácil, frente a acusações infundadas e exposição visando calar as vozes defensoras da uma sociedade mais igualitária, ou processos judiciais financiados com vastos recursos visando o desgaste e a intimidação de cientistas, já em pleno uso nos Estados Unidos, e que começam a acontecer também por aqui. É o chamado lawfare - o uso indevido de instrumentos jurídicos para perseguir e coagir, e desacreditar instituições e pesquisadores sérios.”  Para 2017, a revista escolheu o tema Arte de Rua. “Aberta para todos os que por lá passam. Militante, polêmica, ousada, corajosa, livre. Na rua. Assim pretendemos que 2017 seja para todos os que se preocupam em os destinos da ciência, da saúde coletiva, da sociedade. Aos artistas da rua, nossa homenagem. Dias melhores virão.”
 
Entre os artigos publicados nesse volume da revista, Perfil de resiliência em pacientes com dor crônica, produzido pelos pesquisadores Israel Souza e Ana Glória Godoi Vasconcelos, da ENSP; Wolnei Caumo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e 
Abrahão Fontes Baptista, da Universidade Federal da Bahia, identifica perfis de resiliência em paciente com dor crônica. Utilizando a Análise de Classes Latentes, em uma amostra de 414 pacientes com dor crônica musculoesquelética, foram identificados três perfis: resiliência primária (40%), composto por indivíduos de até 40 anos, que têm alta escolaridade, buscam os cuidados médicos, não trabalham e não apresentam sintomas de estresse psicológico; resiliência secundária (30%), composto por mulheres com mais de 54 anos, que têm baixo nível de escolaridade, buscam cuidados médicos, não trabalham e apresentam baixa probabilidade de experimentar sintomas de estresse psicológico; resiliência terciária (29%), composto por mulheres com médio nível de escolaridade, idade entre 40 e 54 anos, que trabalham, não buscam cuidados médicos e têm alta probabilidade de experimentar sintomas de estresse psicológico. Os três perfis revelam caminhos distintos de resiliência na dor crônica com relevância para prática clínica, destacando a atuação multidisciplinar nos cuidados ao paciente com dor crônica.
 
Confira aqui todos os artigos do volume 33 número 1  da revista Cadernos de Saúde Pública de janeiro de 2017.
 

Fonte: CSP

Nenhum comentário para: ‘Cadernos de Saúde Pública’ homenageia os artistas de rua