Parceria EAD/ENSP e Marinha oferta curso de Gestão em Saúde

Publicada em
 
 
 

Aconteceu, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, na Escola de Guerra Naval, na Urca - Rio de Janeiro, o 1º encontro presencial do curso de especialização Gestão em Saúde para Marinha do Brasil, ofertado pela EAD/ENSP em parceria com a Marinha do Brasil. O curso destina-se a complementar o Curso Superior (C-Sup), obrigatório e de carreira, realizado na Escola de Guerra Naval (EGN), com conhecimentos na área de Gestão em Saúde para Oficiais-Alunos do CSM. 
 
A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), como Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT), a quem cabe a normalização, padronização e atualização de procedimentos dentro da área de conhecimento sob sua responsabilidade, buscou uma instituição de ensino de reconhecida capacidade, com vistas a proporcionar aos Oficiais do Corpo de Saúde da Marinha (CSM) o complemento de sua formação acadêmica. O intuito é desenvolver competências necessárias ao desempenho de suas atividades no âmbito do Sistema de Saúde da Marinha (SSM). 
 
"Considerando que a atividade gerencial é inerente ao desempenho das funções do profissional de Saúde, o seu perfil profissional deve ser composto por uma tríade de altas competências nas áreas técnica, humana e gerencial. Assim, a eficácia dos serviços e sistemas de saúde constitui, também, resultado de adequada gestão e da conveniente formação para esse fim. Em última análise, a satisfação dos clientes de um sistema de saúde e a qualidade dos serviços prestados dependem, não apenas da capacitação técnica e humana, mas também da gerencial, a qual deve prover o suporte necessário ao exercício das atividades técnico-profissionais em saúde, com eficiência e eficácia", afirmaram os responsáveis.

 
O curso é uma remodelagem do Curso de Especialização Gestão em Saúde, criado em 2006 e implementado continuamente pela CDEAD/ENSP desde então. Para esta oferta, foi necessária a adaptação de conteúdos tendo como referência o Sistema de Saúde da Marinha. 
 
O que demarca o início formal das atividades é o primeiro encontro presencial, de abertura do curso, com 24 horas de carga horária. Nele, o aluno recebe todo o material didático, conhece sua turma e a equipe do curso; sendo apresentados: a proposta do curso, seus objetivos, a estrutura, o material didático e as dinâmicas a serem desenvolvidas durante todo período.
 
No primeiro encontro presencial, o aluno aprende a navegar no AVA/VIASK e realiza ainda a primeira avaliação presencial (AP1), que é o ponto de partida para as reflexões propostas na primeira unidade de aprendizagem - "Políticas de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Saúde da Marinha (SSM)".
 
Estiveram presentes na abertura do curso além da equipe de trabalho da coordenação geral do curso, os 36 Oficiais Alunos, a equipe pedagógica da EGN, tutores, o Contra-Almirante Silva Lima (Diretor da Escola de Guerra Naval), o Contra-Almirante Reis (Chefe do Departamento de Ensino da EGN), Lúcia Dupret (Coordenadora de Desenvolvimento Educacional e Educação à Distância/CDEAD) e Clayre Bomfim Lopes e Vanessa Costa e Silva (Coordenadoras do curso).
 

Nenhum comentário para "Parceria EAD/ENSP e Marinha oferta curso de Gestão em Saúde"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.