Busca do site
menu

Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas encerra inscrições em 20/1

ícone facebook
Publicado em:19/01/2017
Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas encerra inscrições em 20/1Termina, na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, o período de inscrições para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde (SGEP/MS). O curso tem o propósito de fortalecer, no contexto brasileiro, a capacidade de gestão pública nos vários setores do Ministério da Saúde envolvidos na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Programas, por meio de formação teórica e capacitação técnica de seus funcionários que atuam no campo da formulação, implementação, análise e avaliação da política setorial. O mestrado profissional é coordenado pelo pesquisador José Mendes Ribeiro. A inscrição deve ser feita na Plataforma Siga Fiocruz.
 
De acordo com a coordenação do mestrado profissional, no Brasil, a expansão e a melhoria da qualidade dos serviços, políticas e programas na área social têm exigido dos gestores públicos conhecimento histórico e conceitual sobre as funções do setor público e o desenvolvimento das políticas públicas. No setor saúde, que representa uma das principais áreas de atuação do Estado e de suas instituições, há necessidade contínua de conhecimento acerca da natureza dessas políticas, das características de seu desenvolvimento, dos padrões de problemas observados e dos processos adotados no âmbito da gestão pública – o que implica o conhecimento de métodos, ferramentas e instrumentos que operacionalizam esses conceitos na gestão das políticas.
 
"Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas que trabalha com componentes de políticas públicas no setor saúde enfatizando literatura e pesquisas orientadas à resolução de problemas e inovações setoriais, análise de políticas, regulação setorial, participação social, auditoria e desenvolvimento socioeconômico”, justifica o edital. 
 
O curso oferece 30 vagas destinadas a servidores públicos da esfera federal, portadores de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), lotados no Ministério da Saúde. Esses profissionais devem desenvolver atividades relacionadas à formulação, implementação, execução, monitoramento, avaliação, auditoria e controle das políticas de saúde.
 
A carga horária é de 1.440 horas, em regime presencial de dedicação parcial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, incluindo a elaboração da dissertação. As aulas serão ministradas semanalmente em Brasília, nas quartas e quintas-feiras à noite, e sextas-feiras pela manhã e à tarde.
 
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas encerra inscrições em 20/1