Busca do site
menu

Fiocruz lança cartilha sobre dengue, zika e chikungunya com participação de pesquisadores da ENSP

ícone facebook
Publicado em:19/01/2017
Fiocruz lança cartilha sobre dengue, zika e chikungunya com participação de pesquisadores da ENSPAs aventuras dos Pequenos Mosqueteiros contra dengue, zika e chikungunya acaba de ser lançada pela Fiocruz. Seu objetivo é apresentar de maneira lúdica as características e curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti para o público infantil. Para tanto, o Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores (Nosmove), responsável pela publicação, contou com a colaboração dos pesquisadores da ENSP Paulo Sabroza e Paulo Roberto de Abreu Bruno, respectivamente dos departamentos de Endemias Samuel Pessoa e de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola. A cartilha visa apresentar às crianças o comportamento e hábitos do mosquito na intenção de prevenir que o vetor se espalhe. Seus organizadores foram Nildimar Alves Honório, Gerusa Belo Gibson dos Santos e o cartunista Manoel Caetano Mayrink. Ela está disponível gratuitamente para download.
 
A publicação foi desenvolvida em formato de história em quadrinhos e mostra a importância da ajuda da população para não deixar o mosquito crescer e se desenvolver descuidadosamente em nosso país. Um dos autores, o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e ex-aluno de mestrado da ENSP, Mário Sérgio Ribeiro, apontou o seguinte fato: “brincando, veremos o quanto nossa contribuição para manter o ambiente livre desse vetor é valiosa e importante a fim de proteger a saúde das pessoas que amamos, como nossos pais, amigos e vizinhos”. Com esse propósito, convidam a todos a serem ‘agentes protetores da saúde’. 
 
Com os personagens Ana, Chico e João, os leitores participarão de aventuras para conhecer o Aedes aegypti, as doenças que eles transmitem, seus sintomas e, principalmente, as formas de se evitar a formação de criadouros do mosquito dentro ou fora de casa. Ligue os pontos, palavra-cruzada, jogo dos sete erros, labirintos, quebra-cabeça e outros estão entre as atividades propostas na publicação a serem desenvolvidas pelos pequenos mosqueteiros. Baixe a cartilha, leia e participe você também. 


Nenhum comentário para: Fiocruz lança cartilha sobre dengue, zika e chikungunya com participação de pesquisadores da ENSP