Busca do site
menu

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização

ícone facebook
Publicado em:28/12/2016
ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especializaçãoA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas para seis cursos de especialização. Entre eles, o curso mais tradicional da ENSP, a Especialização em Saúde Pública, na grade curricular da Escola há sessenta anos, que pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. As inscrições seguem abertas ainda para os cursos de Direitos Humanos e Saúde; Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos; Gestão Urbana e Saúde; Gestão e Tecnologias do Saneamento; e Pesquisa de Campo com ênfase em Epidemiologia das Doenças Crônicas. Todas as informações sobre cada curso e seus editais estão disponíveis na Plataforma Sigals. Confira, a seguir, os cursos de especialização disponíveis e seus prazos de inscrição.

Saúde Pública

Estão abertas, até 18 de janeiro, as inscrições para o curso mais tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), a Especialização em Saúde Pública. O curso, que está na grade curricular da Escola há sessenta anos, pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. Os interessados devem se inscrever por meio da Plataforma Siga LS, onde está disponível o edital. Coordenado pelas pesquisadoras Gíssia Gomes Galvão e Célia Regina de Andrade, o curso traz, ainda, a proposta de capacitar o aluno para identificar problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas para eles, além da aplicação de técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro. A estrutura curricular do curso é constituída por cinco blocos temáticos, e sua carga horária total é de 690 horas, distribuídas da seguinte forma: 576 horas de aulas presenciais e 114 horas para elaboração do TCC. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, em horário integral. Acesse o edital do curso

Gestão e Tecnologias do Saneamento

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2017. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. Elas são voltadas para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de saúde e saneamento ambiental. O objetivo da formação é qualificar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença. A inscrição deve ser feita on-line, pela Plataforma Siga, até dia 18 de janeiro de 2017.

Pesquisa de Campo com Ênfase em Epidemiologia das Doenças Crônicas

Capacitar profissionais de diferentes áreas de atuação a desenvolverem etapas diversas de uma pesquisa epidemiológica - envolvendo os preceitos da qualidade na coleta de dados na área da saúde com ênfase em doenças crônicas em seres humanos. Esse é o principal objetivo do mais novo curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o de Especialização em Pesquisa de Campo com Ênfase em Epidemiologia das Doenças Crônicas 2017, coordenado pelas pesquisadoras Maria de Jesus Mendes da Fonseca e Rosane Härter Griep. O programa será dividido em atividades teóricas (20%) e atividades teórico-práticas de formação em serviço (80%) - esta última desenvolvida no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Projeto Elsa). As inscrições estão abertas até 18 de janeiro de 2017 e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz. O curso oferece 15 vagas.

Gestão Urbana e Saúde

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão Urbana e Saúde, oferecido pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSSA). A formação visa qualificar profissionais para o desenvolvimento de práticas de formulação e execução de políticas, programas e projetos de intervenções urbanas e territoriais na sua relação com a saúde coletiva. Esse curso tem como objetivo desenvolver uma visão crítica e estratégica sobre as políticas, planos e programas que têm determinado, historicamente, a expansão territorial urbana de uma cidade ou metrópole, fortalecendo e ampliando a pauta da saúde coletiva. As inscrições vão até o dia 2 de fevereiro de 2017 e devem ser feitas pela Plataforma Siga.

Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos

Promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social. Esses são os principais objetivos do curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, oferecido pelo Departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs), e que está com inscrições abertas até 5 de janeiro de 2017. Coordenado pelos pesquisadores Marcos Besserman Vianna e Nair Teles, do Dihs/ENSP, o curso é destinado a profissionais de nível superior das mais diversas áreas de atuação, entre elas: Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, que em suas atividades necessitem ampliar sua compreensão sobre as questões relativas a Gênero e Sexualidade. São oferecidas 20 vagas. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz. Confira o edital.

Direitos Humanos e Saúde

O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Direitos Humanos e Saúde, na modalidade presencial. O curso busca promover a construção do conhecimento no campo do Direito e Saúde desenvolvendo competências gerais e específicas através da compreensão dos conteúdos programáticos, além de promover o processo de educação, formação e aperfeiçoamento dos profissionais das Ciências da Saúde e Ciências Jurídicas visando criar no aluno uma compreensão geral sobre a área do Direito e Saúde, facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional. Os interessados devem se inscrever na Plataforma SIGALS, até 5 de janeiro de 2017. O curso é coordenado pelas pesquisadoras Maria Helena Barros de Oliveira e Marise Freitas Alves. Acesse o edital completo.

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização