Busca do site
menu

ENSP e Emerj lançam mestrado profissional em Justiça e Saúde

ícone facebook
Publicado em:22/12/2016
ENSP e Emerj lançam mestrado profissional em Justiça e SaúdeA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), com o objetivo de formar profissionais qualificados na área dos Direitos Humanos e Saúde, estabeleceram novo convênio para lançar o Mestrado Profissional em Justiça e Saúde, dirigido a profissionais magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Com a oferta de 20 vagas, as inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2017 e devem ser feitas na plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz. "Consideramos este projeto estratégico, na medida em que consolida a parceria de 15 anos entre Dhis/ENSP/Fiocruz – Emerj. A formação de magistrados representa imenso avanço na construção de uma política integrada e consolidadora entre o campo da saude e do direito”, afirmou a chefe do Dihs, Maria Helena Barros de Oliveira.
 
Coordenado pelos pesquisadores Maria Helena Barros (Dhis/ENSP/Fiocruz), Maria Aglaé Tedesco Vilardo (Emerj), Marcos Besserman Vianna (Dhis/ENSP/Fiocruz), Regina Maria Erhtal (Dhis/ENSP/Fiocruz) e  Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos (Dhis/ENSP/Fiocruz), o curso objetiva que os alunos formados tenham condições de enfrentar problemas complexos com criatividade e precisão, contribuindo para o fortalecimento das ações dos magistrados e demais profissionais nas questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde. A ideia, na opinião dos coordenadores, é intensificar a união entre os dois campos para a concretização de um SUS melhor para todos.
 
“As relações entre justiça e saúde expressam uma grande complexidade por lidarem diretamente com questões que privilegiam a construção de uma cidadania sanitária e, ao mesmo tempo, enfrentam de forma estratégica as possibilidades de consolidação do SUS. Nosso desejo é discutir, de forma critica, a construção epistemológica do campo Direitos Humanos e Saúde realçando questões como: o direito das crianças e adolescentes, gênero, bioética e biodireito, o direito a um envelhecimento digno, a indústria farmacêutica, a saúde nos sistemas prisionais, além das relações entre grupos vulneráveis, com especial destaque para as etnias, o ambiente, entre outros”, explicou Maria Helena.
 
O Mestrado Profissional em Justiça e Saúde para a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), de caráter presencial, será desenvolvido em regime de dedicação em tempo parcial, já que a clientela será composta de profissionais que não poderão ter o Curso como atividade exclusiva. A carga horária total está estimada em 1.590 horas, com a duração de 24 meses. O mestrado profissional terá início em 17/04/2017, com término previsto em 30/04/2019.
 
Para dúvidas referentes às etapas do processo seletivo, o e-mail de contato é: posgradmp@ensp.fiocruz.br

Para dúvidas sobre documentação e prazos não constantes desta Chamada, o endereço é: secaprofissional@ensp.fiocruz.br
 
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP e Emerj lançam mestrado profissional em Justiça e Saúde