Busca do site
menu

Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento: 25 vagas disponíveis

ícone facebook
Publicado em:20/12/2016
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento 2017. Ao todo, 25 vagas estão disponíveis. Elas são voltadas para profissionais graduados com atuação ou interesse nas áreas de saúde e saneamento ambiental. O objetivo da formação é qualificar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, de assessoria técnica e de gestão nos campos do saneamento e da saúde ambiental; atualizar e aperfeiçoar conhecimentos que atendam satisfatoriamente às demandas dentro do novo arcabouço institucional no campo do saneamento e da saúde ambiental; assim como aprofundar os conhecimentos necessários à análise, à gestão e à avaliação de projetos, bem como à regulação dos serviços na área de saneamento básico e ambiental; e ainda estimular a construção de projetos de pesquisa que abordem as questões do saneamento básico e ambiental, e também as interfaces destas com determinados processos de saúde-doença. A inscrição deve ser feita on-line, pela Plataforma Siga, até dia 18 de janeiro de 2017. 
 
A especialização é coordenada pelos pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Rosália Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno. Ao anunciar a abertura de inscrições para a quarta edição do CEGTS, eles reafirmam “o compromisso com o desenvolvimento de um processo de formação orientado para a construção do conhecimento de forma crítica e dialógica, num campo de saberes e práticas tradicionalmente tecnicista e dominado pelo conservadorismo epistêmico e político-pedagógico”.
 
Neste curso, o processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se, inicialmente, nos ambientes das salas de aula para, gradualmente, estender-se em variados ambientes que favoreçam a pesquisa como as bibliotecas, os laboratórios de internet, além de outros locais em que a questão do saneamento, por exemplo, possa ser considerada in loco. Este processo baseia-se, portanto, nas atividades de aulas expositivas, estudos dirigidos, exercícios práticos de leituras, construção e desenvolvimento de projetos para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), visitas técnicas a estruturas de interesse e na produção de relatórios descritivos das mesmas. 
 
Deverão ser selecionados 20% (vinte por cento) de candidatos a mais (quando houver) que o número de vagas ofertadas, na condição de suplentes, para o caso de algum candidato inicialmente selecionado não atender satisfatoriamente aos requisitos previstos, assegurando-se assim que todas as vagas possam ser preenchidas. 
 
O curso, com carga horária total de 375 (trezentos e setenta e cinco) horas, é constituído de dois módulos: Módulo Básico, intitulado Introdução ao Saneamento e à Saúde Ambiental, com carga horária total de 135 (cento e trinta e cinco) horas; e Módulo Específico, intitulado Gestão e Tecnologias do Saneamento, que terá uma carga horária total de 240 (duzentos e quarenta) horas. As aulas serão ministradas às terças e às quintas-feiras, de 10h as 13h e das 14h às 17h, no período de abril a dezembro de 2017. As aulas serão ministradas na sede da ENSP, no Rio de Janeiro. 
 
Inscrição: até 18/1/2017
Link da Plataforma SigaLS: www.sigals.fiocruz.br
Vagas: 25
 
Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento: 25 vagas disponíveis

 


Seções Relacionadas:
Editais Ensino

Nenhum comentário para: Curso de Gestão e Tecnologias do Saneamento: 25 vagas disponíveis