Busca do site
menu

ENSP debate Complexo Industrial da Saúde e seus desafios

ícone facebook
Publicado em:14/12/2016
ENSP debate Complexo Industrial da Saúde e seus desafiosO Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, em sua penúltima edição de 2016, debateu os desafios do Complexo Industrial da Saúde (CIS). Com a participação do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Reinaldo Guimarães, do presidente do Instituto Pereira Passos, Mauro Osorio, e da representante do grupo de pesquisa Saúde, Estado e Sociedade do Instituto de Medicina Social da Uerj, Catalina Kiss, durante o Ceensp, foi lançada a publicação Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, organizada pelo Departamento de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Coordenado pela pesquisadora do NAF Maria Auxiliadora Oliveira, o Ceensp teve início com uma breve apresentação do livro, que faz parte dos resultados do projeto de pesquisa "Reflexo das políticas industriais e tecnológicas de saúde brasileira na produção local e no fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS)". Maria Auxiliadora destacou que a análise das políticas envolvidas no funcionamento do Complexo Industrial da Saúde e a percepção prática dos estudos de caso contidos no livro o tornam um importante insumo para estudo e contribuição para o debate complexo no campo da saúde coletiva. Em seguida, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, fez sua exposição. Confira, no vídeo, a seguir:

 

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Reinaldo Guimarães, falou sobre o Complexo Industrial da Saúde no Brasil e seus desafios, apontando os requisitos que tornaram possível a construção de uma política específica, dirigida ao CIS, e a situação atual do país. “Acredito que assim possamos ter uma dimensão dos desafios que temos hoje”, destacou ele. Confira, no vídeo, a seguir:

 

 

O presidente do Instituto Pereira Passos, Mauro Osorio, trouxe dados sobre a evolução do Complexo Industrial da Saúde, além de abordar como pode ser feita a construção de um CIS no Rio de Janeiro, que tem importante parcela na indústria farmacêutica. Confira abaixo:

 

 

Finalizando o Ceensp, realizado em 23 de novembro, a representante do grupo de pesquisa Saúde, Estado e Sociedade, do Instituto de Medicina Social da Uerj, Catalina Kiss, falou sobre Os desafios do Estado brasileiro para garantia do acesso de medicamentos: um estudo sobre os encontros e desencontros das políticas sanitário e industrial, título de sua tese de doutorado. Confira, no vídeo, abaixo:

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: ENSP debate Complexo Industrial da Saúde e seus desafios