Busca do site
menu

Exposição, palestra e exibição de documentário marcam última semana de atividades da ENSP

ícone facebook
Publicado em:12/12/2016

Exposição, palestra e exibição de documentário marcam última semana de atividades da ENSPA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca encerrará mais um ano de atividades. Para comemorar, de 13 a 15 de dezembro, serão realizadas atividades científicas e culturais abertas a toda a comunidade Fiocruz. Na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 8 horas, no pátio da Escola, terá início a exposição Frederico Simões Barbosa: da Medicina Tropical à Saúde Pública, organizada pela Presidência da Fiocruz e a Casa de Oswaldo Cruz, a mostra apresenta a trajetória, tanto no Brasil como na OMS, sua vida pessoal e suas preocupações com o social. Já no dia 14, quarta-feira, será a vez da ação especial de Natal do projeto Livro em Movimento, exibição do documentário Catastroika e lançamento do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, no blog Tuberculose: circulando a informação. Todas as atividades da semana serão abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. Participe!

Na terça-feira, 13/12, das 8 às 17 horas, será aberta a exposição Frederico Simões Barbosa: da Medicina Tropical à Saúde Pública, que permanece na Escola de 13 a 15 de dezembro. Realizado como parte das comemorações do centenário de nascimento de Simões Barbosa, o trabalho pautou-se na documentação encontrada no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz, documentos na posse da família. Já na montagem, que ocorreu no Aggeu Magalhães, foram utilizadas peças que compõem o acervo da Fiocruz Pernambuco, instituição cujo primeiro diretor foi Frederico Simões Barbosa.

Exposição, palestra e exibição de documentário marcam última semana de atividades da ENSP

Este ano, no encerramento das atividades da ENSP - de 13 a 15 de dezembro - a exposição será brindada com a exibição do documentário Frederico Simões Barbosa: ciência e compromisso social, produzido pela jornalista da Fiocruz PE Silvia Santos, também realizado com a intenção de celebrar o centenário desse notável protagonista da epidemiologia e da saúde pública, que atuou como pesquisador, professor e gestor de instituições científicas e universidades.

Na quarta-feira, 14 de dezembro, será realizada a ação especial de Natal do projeto Livro em Movimento, das 8 às 17 horas. A partir das 11 horas, haverá a exibição do documentário Catastroika (2012), elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores-chave da economia, tais como: comunicação, energia, transportes e água. Passando pela Rússia de Boris Yeltsin, Inglaterra de Thatcher, EUA de Reagan, até chegar à Grécia atual, o documentário mostra como a ideologia neoliberal - que prega o Estado Mínimo - funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.

 

Exposição, palestra e exibição de documentário marcam última semana de atividades da ENSP

Às 14 horas, haverá sessão especial do Centro de Estudos da ENSP com o lançamento do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, no blog Tuberculose: circulando a informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. O blog é a primeira iniciativa de divulgação da saúde a receber esse selo, que assegura ao leitor que seu conteúdo é compreensível e confiável. Com a certificação, o site adquire credibilidade, passa a ser recomendado e torna-se uma referência no assunto no Brasil. O Selo é uma iniciativa do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.

Para finalizar as comemorações, quinta-feira, 15 de dezembro, será a vez da tradicional confraternização da ENSP, a partir das 15 horas, na entrada principal da Escola.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Exposição, palestra e exibição de documentário marcam última semana de atividades da ENSP