Busca do site
menu

Seminário debaterá desafios da regionalização e conformação em Redes de Atenção

ícone facebook
Publicado em:09/12/2016
Seminário debaterá desafios da regionalização e conformação em Redes de AtençãoNa segunda e terça-feiras, 12 e 13 de dezembro, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP), promoverá o seminário Desafios da Regionalização e conformação das redes de atenção em contextos de desigualdades territoriais. A atividade, que é aberta aos interessados e não necessita de inscrição prévia, reunirá pesquisadores da ENSP e de outras instituições de ensino e pesquisa para debater, entre outros assuntos, desigualdade e fragmentação de políticas e sistemas de saúde, desigualdade e diversidade territorial, desafios de governança regional no SUS, além de desafios da integração na atenção básica. Dividido em dois dias, o seminário contará com a participação de Asa Cristina Laurell, reconhecida como uma das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana e autora de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas especializadas e 10 livros.

Na segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 9 horas, será realizada a abertura da atividade, com participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da chefe do Daps/ENSP, Maria de Fátima Tavares Lobato. Em seguida, acontecerá a mesa-redonda Desigualdades e fragmentação de políticas e sistemas de saúde: a experiência da América Latina e a especificidade brasileira, sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Administração, Maria Helena Mendonça, e com exposições de Asa Cristina Laurell, do Centro de Análises e Estudos de Seguridade Social (Caess), e Cristiani Vieira Machado, pesquisadora do Daps/ENSP.

A partir das 14 horas, terá início a mesa-redonda Desigualdades e diversidade territorial: implicações para o planejamento regional e a universalização do sistema de saúde no Brasil. A mesa será coordenada pela pesquisadora do Daps Mariana Vercesi de Albuquerque e terá como palestrantes Antonio Carlos Figueira Galvão, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia; Fabio Betioli Contel, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); e José Carvalho de Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz).

Iniciando as atividades do segunda dia do seminário, na terça-feira, 13 de dezembro, a partir das 9 horas, haverá a mesa-redonda Instituições, redes e atores na condução de políticas públicas: desafios da governança regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Sob a coordenação da pesquisadora do Daps, Luciana Dias de Lima, a mesa contará com as exposições de Eduardo Cesar Leão Marques, professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política da USP; do presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner; e da professora da Faculdade de Medicina da USP, Ana Luiza d'Ávila Viana.

Para encerrar o seminário, a partir das 14 horas, terá início a mesa-redonda A atenção básica e os desafios da integração regional de políticas, serviços e práticas. A mesa contará com as exposições das pesquisadoras do Daps/ENSP Marcia Fausto e Rosana Kushnir e do pesquisador do Icict/Fiocruz Francisco Viacava.

Todas as mesas do evento serão no Salão Internacional da ENSP, localizado no 4º andar do prédio principal da Escola.

Confira aqui a programação completa do seminário Desafios da Regionalização e conformação das redes de atenção em contextos de desigualdades territoriais

Seminário debaterá desafios da regionalização e conformação em Redes de Atenção

 

 



Nenhum comentário para: Seminário debaterá desafios da regionalização e conformação em Redes de Atenção