Busca do site
menu

Blog de TB recebe selo de qualidade da informação em saúde

ícone facebook
Publicado em:29/11/2016
Blog de TB recebe selo de qualidade da informação em saúdeSelo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet, lançado pela ENSP no mês de junho, será conferido ao blog Tuberculose: Circulando a Informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. O blog é a primeira iniciativa de divulgação da saúde a receber este Selo, que assegura ao leitor que seu conteúdo é compreensível e confiável. Com a certificação, o site adquire credibilidade, passa a ser recomendado e torna-se uma referência no assunto no Brasil. O Selo é uma iniciativa do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP. A cerimônia de certificação acontecerá no dia 14 de dezembro, às 14h, no salão internacional da ENSP. O encontro é aberto a todos os interessados.
 
O Selo visa certificar sítios eletrônicos de saúde de todo o paísl para que, após passarem por avaliações, entrem em conformidade com indicadores e critérios que atestem a qualidade das informações por eles disponibilizadas. Esse projeto está sob a coordenação do pesquisador da Ensp e coordenador do Laiss, André Pereira Neto. Nos últimos cinco anos o Laboratório realizou uma pesquisa sobre a qualidade da informação em sites de saúde de Dengue, Aleitamento Materno e Tuberculose. Os critérios e indicadores presentes na ferramenta de avaliação foram inspirados nas experiências e no debate acadêmico internacional.
 
Muitas vezes acontece de sites, blogs e outras páginas de internet apresentarem informações desatualizadas, erradas ou de difícil compreensão, o que pode até prejudicar a saúde. Para André Pereira, “o Selo Sergio Arouca garante que a informação disponível em um site de saúde seja de qualidade”, afirmou. 
 
O Laiss está disponível para certificar outros sites e iniciativas em saúde. O processo de avaliação será de acordo com a demanda. O Laboratório foi criado em 2009, com o apoio recebido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Ele atua na linha da promoção da saúde estimulando o empoderamento do cidadão a partir da alfabetização digital e da avaliação da qualidade da informação sobre saúde na Internet. Vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), o Laiss é voltado prioritariamente para moradores do Complexo de Manguinhos e demais colaboradores da Fiocruz. 
 
As pesquisas realizadas por André sobre avaliação de sites já foram divulgadas inúmeras vezes pelo Informe ENSP e também pela grande imprensa, visto a importância, originalidade e contemporaneidade da temática. Estudos nacionais e internacionais mostram que cada vez mais pessoas acessam a rede para conseguir informação sobre sua condição de saúde, de parentes, amigos e, até mesmo, obter diagnósticos. Entre os temas já avaliados estão os sites de dengue, tuberculose e aleitamento materno. Além disso, o pesquisador já orientou trabalhos e publicou artigos seguindo a mesma temática da internet e as transformações das relações médico-paciente.


Blog de TB recebe selo de qualidade da informação em saúde

1 comentários
ZELIA PIMENTEL ANDRADE
30/11/2016 11:39
Parabéns André e equipe por essa iniciativa importante para a saúde pública brasileira. As informações sobre saúde disponibilizadas na internet são inúmeras e de fontes diversas. Essa Certificação poderá assegurar "informações de qualidade sobre saúde" à qualquer cidadão brasileiro, em qualquer parte do país com acesso à internet. Que essa certificação ganhe força e reconhecimento na Fiocruz. E que tenha vida longa enquanto perdurar as nossas esperanças de um Brasil mais igual em oportunidades para todos. Abraços.