Busca do site
menu

Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela na ENSP; campanha inicia neste sábado (25/3)

ícone facebook
Publicado em:24/03/2017
Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela na ENSP; campanha inicia neste sábado (25/3)A médica Celina Boga, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, unidade de saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, rebateu a reportagem veiculada em jornal de grande circulação do Rio de Janeiro na quarta-feira, cujo texto mencionou a indisponibilidade de vacinas nos postos de saúde da instituição para seus próprios funcionários. Segundo a médica, o CSEGSF “não integra a rede de vacinação contra a FA e segue estritamente os protocolos técnicos das autoridades sanitárias competentes”. Ainda de acordo com ela, a unidade de saúde estará integrada à rede de postos que iniciará a campanha de vacinação contra febre amarela no próximo sábado.
 
"No município do Rio de Janeiro, a imunização contra a febre amarela (FA) é estruturada em polos específicos, 34 locais da rede pública de saúde que aplicam regularmente a vacina, principalmente em situações de viagens nacionais ou internacionais para áreas sob maior risco ou que exigem o certificado internacional.
 
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), não integra a rede de vacinação contra a FA e segue estritamente os protocolos técnicos das autoridades sanitárias competentes, além de orientar seus procedimentos de imunização para todos os agravos seguindo a lógica estabelecida para toda a rede de saúde pública. É importante esclarecer que toda a vacina que chega ao CSEGSF vem por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que possui logística específica, sendo as vacinas aplicadas conforme as normas técnicas vigentes.
 
Apesar de a cidade do Rio de Janeiro não ser local de ocorrência da doença, o Centro de Saúde tem recebido, constantemente, demanda para a vacinação. Com o intuito de esclarecimento, foi elaborado um cartaz avisando que a unidade possuía a vacina da febre amarela, minimizando, com isso, situações de atrito dentro da unidade. É importante enfatizar que orientamos os que procuram o Centro de Saúde sobre os locais corretos de vacinação, bem como mobilizamos as ESF (Equipes da Estratégia de Saúde da Família) para a correta informação à população do território. 
 
No dia 25 de março, a Secretaria Municipal de Saúde programou uma grande mobilização de vacinação ampliada da febre amarela, e o CSEGSF é parte integrante desse esforço. Com isso, todas as 233 Unidades de Atenção Primária de Saúde estarão, a partir de então, integradas na rotina de imunização da febre amarela."

Confira o vídeo, abaixo, feito pelo consultor científico de Bio-Manguinhos, Reinaldo Martins, sobre orientações de quem pode ou não tomar a vacina da febre amarela. 
 
 

Seções Relacionadas:
Aviso Opinião

Nenhum comentário para: Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela na ENSP; campanha inicia neste sábado (25/3)