Busca do site
menu

Fortalecimento de Redes de Pesquisa em Tuberculose no Brasil e no mundo

ícone facebook
Publicado em:22/11/2016
Fortalecimento de Redes de Pesquisa em Tuberculose no Brasil e no mundoNeste momento de crise financeira e política que o país perpassa, e seguindo a recomendação do STAG (Conselho Deliberativo) da Organização Mundial da Saúde (OMS) no fortalecimento do Plano Global de Eliminação da Tuberculose. A incorporação do Pilar 3 (Pesquisa) nas ações dos Programas Nacionais de Controle de Tuberculose (PNCT) nos países de alta carga, somente será possível com a participação efetiva de Rede Nacional cooperativa de relacionamentos em pesquisa. A OMS considera como modelo a ser utilizado, as atividades desenvolvidas pela Rede Brasileira de Pesquisa em TB (Rede TB), nos últimos 15 anos, na qual pesquisadores da UFRJ, USP e Fiocruz tem exercido um papel protagonista, conforme mencionado por Carlos Basilia coordenador do Observatório Tuberculose Brasil (CRPHF/ENSP/Fiocruz) em 8 de novembro de 2016.

Segundo Basilia, pesquisadores da Fiocruz, UFRJ e USP centralizam a maior produtividade em artigos científicos no país. Abordagem analítica de redes sociais (pontos de relacionamentos de artigos científicos) como foi descrita no texto veiculado no Observatório Tuberculose da ENSP/Fiocruz é bem vinda. Entretanto, tornou-se consenso na literatura, o quão importante tem sido focar na capacidade de pesquisadores e organizações promoverem inovações internas em paralelo à incorporação de conhecimento científico e tecnológico produzido externamente.

Na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, situam-se de um lado os insumos importantes para o sistema de saúde - como fármacos e medicamentos, vacinas, reativos para diagnóstico e equipamentos e, de outro, conceitos e práticas inovadoras para o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde e da saúde pública. Para isto tornar-se realidade, é necessária a democratização da participação dos maiores interessados - os pacientes.

Neste cenário, é crucial fortalecer um modelo organizacional de Redes de Pesquisa constituída por pesquisadores, gestores, profissionais de saúde de diferentes instituições e representantes da Sociedade Civil, que priorize a troca de conhecimentos, financiamentos comuns, protagonismo na ciência tecnologia e inovação por meio de uma estrutura orgânica de relacionamento, como a Rede TB tem proposto desde 2001.  

Fonte: Observatório Tuberculose Brasil

Nenhum comentário para: Fortalecimento de Redes de Pesquisa em Tuberculose no Brasil e no mundo