Busca do site
menu

Zika - 1 ano depois é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (22/11)

ícone facebook
Publicado em:21/11/2016

Zika - 1 ano depois é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (22/11)Na sexta-feira (18/11), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que o Brasil decidiu manter a situação de emergência nacional em saúde pública declarada há um ano devido ao aumento dos casos de microcefalia associados ao vírus Zika. Na ocasião, o Ministério da Saúde apresentou um balanço das ações realizadas nesse período. Segundo dados da pasta, foram mais de 10 mil notificações de microcefalia, a maior parte delas no Nordeste. De um total de 2.143 casos confirmados, 78% estão na região. Apesar de a incidência ter caído ao longo de 2016, especialistas alertam que é preciso reforçar medidas de prevenção agora que está chegando o período de chuvas e calor em que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é maior.

Também para marcar o ano de combate à doença, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou, em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) o seminário internacional Zika, entre os dias 7 e 10 de novembro. Para analisar os dados do balanço do Ministério da Saúde e repercutir as discussões do seminário realizado pela Fiocruz, o Sala de Convidados desta terça-feira (22/11) fala sobre o tema 'Zika - 1 ano depois', ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Os convidados que vão discutir os avanços e desafios na luta contra a doença são a pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Elizabeth Lopes Moreira; o diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino; e o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência, Rodrigo Stabeli.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas são factuais relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.


Fonte: Canal Saúde
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Zika Congênita

Nenhum comentário para: Zika - 1 ano depois é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (22/11)