Busca do site
menu

CSP lança suplemento temático sobre saúde, desenvolvimento e inovação em 2/12

ícone facebook
Publicado em:30/11/2016
CSP lança suplemento temático sobre saúde, desenvolvimento e inovação em 2/12A percepção da relação entre saúde e desenvolvimento remonta ao início da modernidade. Teorias sobre o desenvolvimento inspiraram, ao longo das décadas, estudos sobre a saúde e as relações econômicas e sociais. Tais conhecimentos permitiram reexaminar essas relações, cuja analise, especialmente a partir dos anos 2000, passou a incorporar, de modo mais sistemático, a investigação sobre as conexões existentes entre direitos sociais, inovação e a estrutura dinâmica da base produtiva da saúde. Na busca de qualificar este debate, o Cadernos de Saúde Pública da ENSP lançará o suplemento temático Saúde, Desenvolvimento e Inovação. Para tanto, realizará um grande encontro na Escola, dia 2 de dezembro, às 9h, no salão internacional, com presença de diversos pesquisadores de toda a Fundação.
 
Apesar de já ter sido estudado, os condicionantes sociais, econômicos e políticos, envolvidos na relação entre os campos da saúde, desenvolvimento e inovação requerem renovação. A revisão de algumas das interpretações sobre saúde, crescimento, mudança estrutural e distribuição não é conclusiva, porém permite identificar problemas relativos à formulação e execução de políticas. A reflexão sobre a relação entre saúde e desenvolvimento, em especial considerando as tensões entre desenvolvimento social e poder, inovação e democracia, é essencial para instrumentalizar o alcance dos grandes objetivos da Reforma Sanitária. 
Com a publicação deste número temático, o CSP convida para uma nova revisão crítica sobre as políticas, os sistemas e orientações de incorporação tecnológica na saúde. 
 
Confira a programação e participe:
 
9h – 9h30: Abertura: Diretoria da ENSP e Editoria do Cadernos de Saúde Pública
Tatiana Wargas (Vice-Diretora de Ensino da ENSP) e Claudia Travassos (Editora do Cadernos de Saúde Pública)

9h30 – 10h20: Um olhar internacional sobre as relações entre saúde e desenvolvimento - Paulo Buss (coordenador)
Cid Vianna, Ignacio Delgado, Maria Dutilh, Javier Uribe - debatedores

10h20 – 11h10: A dinâmica de inovação e os desafios do Complexo da Saúde - Carlos Gadelha (coordenador)
Paulo Tigre, José Maldonado, Marco Vargas - debatedores

11h10 – 12h: Saúde, desenvolvimento e inovação: desafios para a sustentabilidade do SUS - Carlos Morel (coordenador)
Ligia Bahia, Margareth Portela, Laís Costa - debatedores

 



CSP lança suplemento temático sobre saúde, desenvolvimento e inovação em 2/12

1 comentários
JOAO SAVIO SERRANO
30/11/2016 20:51
Olá, gostaria de saber o endereço do evento e se é aberto a estudantes. Grato.