Busca do site
menu

Ceensp discute semelhanças da violência entre parceiros no Brasil e México

ícone facebook
Publicado em:18/11/2016

Ceensp discute semelhanças da violência entre parceiros no Brasil e MéxicoA próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, marcada para o dia 21 de novembro, receberá os pesquisadores mexicanos Guillermo Julián González-Pérez e Maria Guadalupe Vegas Lopez, da Universidade de Guadalajara, e as pesquisadoras do departamento de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) Kathie Njaine e Queiti Batista Oliveira para discutir um fenômeno internacional: a violência no namoro. Coordenado pela pesquisadora Edinilsa Ramos (Claves), o Ceensp abordará as semelhanças entre os dois países no que diz respeito às relações de namoro, ciúme e violência na adolescência. "As agressões entre jovens namorados são expressões da violência de gênero, e devemos estar atentos a isso. Falar sobre a violência entre parceiros íntimos adolescentes é fundamental na discussão sobre a prevenção da violência doméstica nas relações adultas", reforçou a pesquisadora Queiti Oliveira. O evento está marcado para o salão internacional da ENSP, às 14 horas, e é aberto ao público.

O Estudo desenvolvido pelo Claves teve a participação de 3205 adolescentes (mais meninas), de 104 escolas. Os resultados revelaram que praticamente 9 em cada 10 jovens praticam/sofrem variadas formas de violência (86,8% são vitimas e 86,9% são agressores). As violências estão interrelacionadas, segundo a pesquisa: a violência verbal é a que mais ocorre (85,3% perpetraram e 85% foram vítimas). As garotas são mais vítimas e mais agressoras nesta forma de violência. Fazer ciúmes, dizer coisas ruins, provocar raiva, tom hostil, ameaçar terminar o namoro, depreciar,  vigiar, culpar pelas ruins são os exemplos.

Sobre a violência sexual: 38,9% perpetraram e 43,8% foram vítimas. O estudo não observou diferença entre os sexos na vitimização da violência sexual, diferente de outros estudos, onde mais garotas são vítimas. No entanto, mais rapazes (49%) relatam praticar esta violência do que as meninas (32,8%). (Principais formas de agressão: forçar a beijar e tocar sexualmente o outro, quando este não queria). 

Ceensp discute semelhanças da violência entre parceiros no Brasil e México

Serviço:
 
Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP
Tema: Violência no namoro
Dia: 21/11/2016
Hora: 14 horas
Local: salão internacional da Ensp
 

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp discute semelhanças da violência entre parceiros no Brasil e México