Busca do site
menu

Encontro debaterá APS e formação em saúde na ENSP segunda-feira (21/11)

ícone facebook
Publicado em:18/11/2016
Quais são os desafios de hoje para a Atenção Primária no SUS? Apesar do amplo consenso acerca da centralidade da APS como ordenadora do cuidado e dos avanços e conquistas dos últimos anos, ainda há muito a ser feito, especialmente no que diz respeito ao princípio da garantia da integralidade da atenção à saúde e da articulação entre os níveis de atenção - o que, por si só, coloca um desafio imenso. Para debater o tema, a Escola promoverá a palestra Os desafios da Atenção Primária em Saúde e os processos de formação da ENSP, marcada para o dia 21 de novembro, às 9h, no auditório térreo. O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. Como desdobramento do encontro, no dia 28/11, hávera uma oficina fechada a convidados. 
 
Um dos organizadores do encontro, o assessor da Vice-Direção de Ensino Leonardo Castro, ressaltou ainda os desafios impostos pela conjuntura. “O risco de retrocesso na Política de Atenção Básica atualmente é muito real. Em meio a isso, temos os nossos desafios ‘internos’. Entre eles estão: Como articular nossas diferentes ofertas de ensino no campo da APS em um programa de formação coerente? Quais conteúdos e temas precisamos incorporar para fazer frente aos desafios da conjuntura?”. 
 
Leonardo comentou que a expectativa para o debate do dia 21 é que ele levante um conjunto de questões sobre esses desafios e que a oficina do dia 28/11 trabalhe sobre essas e outras questões para apontar caminhos para o ensino na ENSP, em especial na área de APS, porém não somente nela. 
 
Os palestrantes do encontro serão o médico sanitarista, ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Segetes/MS), Heider Aurélio Pinto; as pesquisadoras da ENSP, Lenira Zancan e Marcia Fausto; e ainda o pesquisador do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), Ruben Mattos. 
 
Encontro debaterá APS e formação em saúde na ENSP segunda-feira (21/11)

 



Nenhum comentário para: Encontro debaterá APS e formação em saúde na ENSP segunda-feira (21/11)