Busca do site
menu

Assessora do Ministério da Saúde de Cuba conhece a ENSP e linhas de pesquisas de interesse mútuo

ícone facebook
Publicado em:07/11/2016
A ENSP recebeu a assessora jurídica do Ministério da Saúde de Cuba, Maria Mercedes Acosta, para apresentar as iniciativas da Escola nas áreas de direitos humanos e dos processos de judicialização da saúde no que refere ao acesso a medicamentos. A visita, que teve a duração de quatro dias, aconteceu no fim do mês de outubro e envolveu conversas com diversos pesquisadores, de diferentes departamentos da ENSP. Na ocasião, Maria Mercedes também foi convidada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, a participar da terceira edição do Colóquio Brasil Cuba e a formação em saúde pública, a ser realizado na Escola, no ano de 2017.
 
Assessora do Ministério da Saúde de Cuba conhece a ENSP e linhas de pesquisas de interesse mútuo
 
Durante o encontro com o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP (Dihs), Maria Mercedes pôde debater temas como direitos humanos, saúde e trabalho; direitos humanos das crianças e adolescentes; direitos humanos e saúde mental; direitos humanos, gênero e sexualidade; direitos humanos, saúde, cidadania e justiça; direitos humanos, saúde e saúde ambiental; direitos humanos e cuidados paliativos; direitos humanos de pessoas com deficiência; e direitos humanos e saúde indígena. A assessora de Cuba apontou temas e experiências de seu país que podem ser compartilhados com a ENSP, como a questão da saúde ocupacional; a transmissão vertical da Aids; e o intercâmbio de médicos de família e saúde ambiental (biossegurança e segurança alimentar). 
 
Já no segundo dia de visitas, além do Dihs/ENSP, Maria Mercedes também conheceu projetos e linhas de pesquisa do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Neste encontro, os pesquisadores apresentaram algumas possibilidades de cooperação entre Brasil-Cuba na área da saúde do trabalhador, assim como na área de cuidado paliativos em saúde. No dia seguinte, a assessora se reuniu com pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) para falar sobre o processo de judicialização da saúde e o acesso a medicamentos. Mercedes conheceu pesquisas realizadas na Escola e a iniciativa da formação, oferecida na modalidade a distância, voltada para membros do Ministério Público e gestores, o Curso de Aperfeiçoamento em Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público.
 
Além do diretor da ENSP, Hermano Castro, o vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios, Marco Antônio Menezes, e de toda a equipe da Assessoria de Cooperação Internacional da Escola, Maria Mercedes também foi recebida pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que lhe apresentou a estrutura da Fundação, falou sobre o histórico da cooperação internacional da instituição e demostrou grande interesse em possíveis colaborações com Cuba.  

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Assessora do Ministério da Saúde de Cuba conhece a ENSP e linhas de pesquisas de interesse mútuo