Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP concorre a Prêmio Jabuti com publicação sobre crack

ícone facebook
Publicado em:27/10/2016
O livro Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado está entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. O anúncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em outubro de 2016. A publicação aborda o consumo da droga por crianças e adolescentes e as consequências que sofrem devido ao uso da substância por pais ou responsáveis. As pesquisas em que a obra se baseia buscam identificar quantos e quem são esses jovens, traçar seu perfil, além de refletir sobre as formas de atenção existentes em algumas cidades brasileiras. A coletânea foi organizada pela pesquisadora do Departamento de Estudo sobre Violência e Saúde (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. "Estamos muito felizes! O livro é fruto de financiamento do CNPq na pesquisa, e contamos com apoio do Ministério da Saúde, que nos abriu  as portas das redes de saúde e assistência social de várias cidades brasileiras", reconheceu Simone.
 
A obra também apresenta os resultados da Pesquisa Nacional sobre o uso de crack – Quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? Quantos são nas capitais brasileiras?, liderada na Fiocruz pelo pesquisador Francisco Inácio, que encontrou cerca de 50 mil crianças e adolescentes em situação de uso.

Para os autores que redigiram o livro, a indicação ao 58º Prêmio Jabuti é um alento, uma vez que pode dar maior visibilidade a essas pessoas, bem como contribuir para o repensar dos serviços públicos a elas oferecidos, reforçando a premência da articulação intersetorial. "Foi muito tocante vivenciar a realidade de crianças, adolescentes e famílias em situação de uso de crack", aditou a organizadora.

Publicação do IOC, Fiocruz Minas e Fiocruz Mato Grosso do Sul também é indicada
 
Dengue: teorias e práticas analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor Saúde, abrangendo as áreas de Educação, Comunicação Social, Saneamento básico etc. O livro aborda ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados. A coletânea foi organizada pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul. Dengue: teorias e práticas também é finalista do Prêmio Abeu 2016.

Pesquisadora da ENSP concorre a Prêmio Jabuti com publicação sobre crack
 
O Prêmio Jabuti
 
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado prêmio literário brasileiro, uma distinção que dá aos vencedores o reconhecimento a todos que trabalham com o livro. O Prêmio 2016 será outorgado a 27 categorias. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem suas obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela promove. Receber o Jabuti representa proporcionar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.
 
Em sua edição 2016, o Jabuti teve 2.402 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. Na primeira etapa de avaliação, foram selecionados os 10 melhores livros em cada uma de 27 categorias. Os três primeiros lugares de cada categoria serão conhecidos no dia 11 de novembro.

*Com informações da Editora Fiocruz

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP concorre a Prêmio Jabuti com publicação sobre crack