Busca do site
menu

Estudo iniciado no Hélio Fraga recebe prêmio de melhor pôster

ícone facebook
Publicado em:24/10/2016
Estudo iniciado no Hélio Fraga recebe prêmio de melhor pôsterCom o objetivo de entender e avaliar os processos de resistência à Etionamida, uma droga utilizada no tratamento da tuberculose, e buscando apoiar novas técnicas de diagnóstico de resistência e desenvolvimento de novos fármacos, a graduanda de Ciências Biológicas da Uerj e aluna de iniciação científica da Fiocruz Pamela Chrystina Pinto Barbosa recebeu premiação de melhor pôster, na categoria de Genética de Microorganismos, durante o Congresso Internacional de Genética, que aconteceu entre 11 e 14 de setembro, no Hotel Glória, em Caxambu (MG). A aluna é orientada pelos pesquisadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz Luis Caetano Matha Antunes e Teca Calgano Galvão.

O estudo, premiado no Congresso de Genética, é oriundo do CRPHF/ENSP e foi desenvolvido no Laboratório de Genoma Funcional e Bioinformática, do Instituto Oswaldo Cruz. Pamela desenvolve, ao lado dos pesquisadores, um projeto sobre polimorfismos no regulador transcricional EthR, como determinantes à resistência à Etionamida em Mycobacterium tuberculosis.

A Etionamida é uma droga de segunda linha, que pode ser utilizada no tratamento de tuberculose resistente a múltiplos medicamentos (MDR), e atua na síntese de ácidos micolicos da parede celular de Mycobacterium tuberculosis. A Etionamida precisa ser ativada por EthA, regulada pelo gene adjacente, EthR, um repressor da transcricional. Estudos estruturais de EthR produziram moléculas que aumentam a eficácia do tratamento Etionamida, reduzindo a repressão de EthA por EthR, promovendo aumento dos níveis de Etionamida ativa. 
 
Para determinar se EthR mutante pode também ter papel na resistência à Etionamida, isolados clínicos de pacientes que a utilizaram em tratamento no Centro de Referência Professor Hélio Fraga e possuíam polimorfismos (mutação no Thr) em EthR,  foram utilizados para esse devido estudo. 
 
O congresso
 
A Sociedade Brasileira de Genética convidou geneticistas sul-americanos ou que defenderam tese de doutorado na América do Sul, com título de doutor obtido nos cinco anos anteriores à data de início do Genética 2016, a participar do Prêmio Jovem Geneticista 2016. Durante o evento, foi lembrado o fato de que, há cento e cinquenta anos, o monge da Morávia, na República Tcheca, Gregor Johann Mendel, apresentou um trabalho que ficou conhecido como a base da genética: “Experimentos em hibridização de plantas”, que, à época, foi ignorado por muitos. 
 
Os experimentos lhe permitiram deduzir a existência de fatores recessivos e dominantes, que funcionam de acordo com duas leis da hereditariedade. A Lei da Segregação afirma o fato de que cada indivíduo recebe dois fatores dos pais, mas transmite apenas um para cada descendente. A segunda lei, a da Segregação Independente, admite a questão de que cada característica é herdada, independentemente das outras. Essa teoria explica por que características parentais que desaparecem nos descendentes podem reaparecer na geração subsequente.

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Estudo iniciado no Hélio Fraga recebe prêmio de melhor pôster