Busca do site
menu

Artigo relaciona proposta de planos de saúde acessíveis aos enfrentamentos do SUS

ícone facebook
Publicado em:06/10/2016

Artigo relaciona proposta de planos de saúde acessíveis aos enfrentamentos do SUSA pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Isabela Santos, assina artigo na última edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis), intitulado ‘A solução para o SUS não é um Brazilcare’. O texto fala sobre a proposta de planos de saúde acessíveis e sua relação com os enfrentamentos que o Sistema Único de Saúde vem sofrendo desde sua criação. Segundo Isabela, o artigo tem o intuito de contribuir para o debate sobre o tamanho do SUS e das políticas públicas diante da solução apresentada pelo atual governo de cortar os gastos sociais. “Esse artigo reforça o porquê de a criação de planos acessíveis não ser a melhor solução para resolver o problema da saúde pública”, afirmou a pesquisadora. O texto foi publicado no volume 3, número 10 da Reciis.

O texto descreve que o Sistema Único de Saúde brasileiro implantado não recebeu todos os investimentos necessários para alcançar a magnitude prevista desde sua concepção e estabelecida na Constituição Federal de 1988. No mesmo período, o setor privado de saúde brasileiro recebeu cada vez mais investimentos por meio das políticas públicas do Estado.

Artigo relaciona proposta de planos de saúde acessíveis aos enfrentamentos do SUS“A crise econômica e os problemas pelos quais o SUS passa nos dias atuais são usados por determinados atores para justificar uma suposta necessidade de diminuir não só a pressão por financiamento, mas também a demanda de serviços públicos, e apresentar como solução a diminuição do SUS concomitante à expansão do número de pessoas com planos privados de saúde nos moldes da reforma do sistema de saúde norte-americano, conhecida como 'Obamacare'. Portanto, esse artigo apresenta a falácia desse raciocínio com evidências científicas e argumentos que mostram que maior investimento no SUS é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país“, reforçou Isabela.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra. 



Nenhum comentário para: Artigo relaciona proposta de planos de saúde acessíveis aos enfrentamentos do SUS