Busca do site
menu

Centro de Saúde e Clínica Victor Valla fazem mutirão para diagnóstico da hanseníase

ícone facebook
Publicado em:05/10/2016

Centro de Saúde e Clínica Victor Valla fazem mutirão para diagnóstico da hanseníaseNa quinta-feira, 6 de outubro, serão realizados, a partir das 13h, mutirões de consultas para diagnóstico da hanseníanse em crianças e adolescentes, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da ENSP e na Clínica da Família Victor Valla, em Manguinhos. As atividades fazem parte de uma série de eventos que durante todo o mês de setembro e começo de outubro procuraram, através de palestras, consultas e exibição de vídeos, falar da importância do diagnóstico precoce da doença. Ziadir Coutinho, médico do centro de saúde e um dos palestrantes, explica que a ideia é incentivar o diagnóstico entre jovens e adolescentes, não só para tratá-los em caso de diagnóstico positivo, mas porque esta é também uma forma de se chegar a casos invisibilizados da doença em adultos.

- Esta campanha é voltada para crianças de 5 a 14 anos de idade e começa na escola, com a ajuda de professores que foram treinados por nós. Primeiramente, as crianças preencheram um formulário em que, a partir de uma imagem de comparação, mostraram se tinham ou não alguma lesão suspeita. As crianças que disseram que tinham serão agora examinadas aqui e na clínica Victor Valla. Se conseguirmos detectar casos de hanseníase nessa faixa etária, não só vamos evitar que as crianças tenham sequela, porque será feito o tratamento, como também será um sinal de que na família existe uma pessoa com hanseníase.

A hanseníase é uma doença curável, mas os índices brasileiros estão acima do que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, um caso para cada 10 mil habitantes. Nossa taxa de incidência da doença só perde para a da Índia. 8% dos pacientes são crianças, um número também considerado alto. A campanha de diagnóstico precoce, realizada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Centro de Saúde e Clínica Victor Valla fazem mutirão para diagnóstico da hanseníase