Busca do site
menu

Fiocruz pra Você: mais de 10 mil pessoas visitam festa em prol da vacinação

ícone facebook
Publicado em:26/09/2016

Fiocruz pra Você: mais de 10 mil pessoas visitam festa em prol da vacinaçãoCerca de 1.500 crianças e adolescentes tiveram as cadernetas de vacinação atualizadas neste sábado (24/9), em Manguinhos, na 23ª edição da festa de vacinação Fiocruz pra Você. Este ano, pela primeira vez, a população pôde contar não só com a vacina contra poliomielite, mas também com mais oito outros imunizantes contra difteria, tétano, caxumba, rubéola, sarampo, hepatite B, HPV, coqueluche e varicela. Outra novidade foi o fato de que adolescentes de até 14 anos também puderam contar com essas imunizações. Mais de 10 mil pessoas visitaram o campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.

“Nós temos uma alegria imensa de poder manter regularmente há mais de 20 anos o Fiocruz pra Você. A Fiocruz é uma instituição da sociedade, que existe para receber a população e devolver para ela aquilo que é investido com os recursos públicos”, celebrou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, na abertura do evento. “Nesse momento, a Fiocruz também se abre para uma grande festa. Além de se vacinar, as pessoas podem vir aqui também para aprender sobre um mundo de coisas na área da saúde, da ciência e da tecnologia, para assistir aos shows, para brincar, para se divertir e aprender”. Também presente na ocasião, a vice-presidente de Ensino, Comunicação e Informação da Fiocruz, Nísia Trindade, complementou: “o Fiocruz pra você é um dos principais eventos da Fundação para colocar a questão da saúde, da vacinação, da proteção das famílias em primeiro lugar, que é a nossa missão. Não podemos relaxar nisso, é uma missão nossa, é uma missão da saúde pública”.

Gadelha relembrou ainda o caráter pioneiro e inovador do “Dia D”, que é o dia escolhido no ano pelo Ministério da Saúde para que todos os postos de saúde brasileiros se mobilizem para vacinar massivamente a população. Ele também ressaltou a comodidade de poder vacinar contra várias doenças em um único dia. “Aproveitar um único dia para fazer um processo massivo de vacinação é benéfico porque reduz todo o esforço e custo com relação a essa operação e facilita para a população. A ideia de criar a logística do Dia D foi fundamental para outras ocasiões anteriores no país, como no caso da meningite, na década de 1970, e se instituiu como uma grande inovação brasileira, que é copiada e avaliada como central pela Organização Mundial de Saúde”, explicou. “Mesmo que algumas doenças estejam erradicadas, manter a população vacinada é necessário para estas não ressurjam no Brasil”.

A festa em Manguinhos, um dos postos com o maior índice de vacinação de todo o país, contou com convidados ilustres, como o cabeludo mascote olímpico e paralímpico Tom, com sua energia e alegria típicas, e o ator mirim Victorio Ghava, da novela Dez Mandamentos, da TV Record. Também esteve no evento, pela terceira vez, o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Nalbert, que falou sobre a importância do Dia D da campanha de vacinação. “Meus pais sempre foram muito responsáveis nesse sentido, sempre me falaram da importância da vacinação, o quanto de benefício isso me traria e o quanto eu poderia evitar alguns problemas na minha infância e adolescência. Portanto, acho muito importante essa conscientização, essa campanha, principalmente para as pessoas que não têm tanto acesso às informações”, comentou.

Leia aqui a matéria completa. 


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Fiocruz pra Você: mais de 10 mil pessoas visitam festa em prol da vacinação