Busca do site
menu

Desafios permanentes da 8ª CNS e monitoramento de grandes empreendimentos nos 62 anos da ENSP

ícone facebook
Publicado em:12/09/2016
Nesta terça-feira (13/9), dois grandes temas nortearão as mesas de discussões durante o segundo dia de comemorações do aniversário de 62 anos da ENSP: os desafios permanentes da 8ª CNS e o monitoramento de grandes empreendimentos no país. Entre as duas atividades, a mostra Experiências do Saber e do Cuidar reunirá quatro apresentações de vídeo, além da roda de conversa Promovendo alimentação saudável em Manguinhos, coordenada pela nutricionista da ENSP Ana Lúcia Fittipaldi, e a declamação dos poemas "Projeto Marias em Cordel", do Projeto Marias, e "Ciência e Poesia", do pesquisador Paulo Basta. De 12 a 16 de setembro, a ENSP celebra 62 anos relembrando um dos principais momentos de luta pela universalização da saúde no Brasil: a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema, Saúde é nossa conquista e nosso direito: 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a ENSP resgata a importância histórica do evento e pretende alertar para os diversos ataques à democracia e ao Sistema Único de Saúde da atual conjuntura. Confira a programação.
 
Mesas-redondas
 
Os desafios permanentes da 8ª Conferência Nacional de Saúde estarão na pauta de discussões da mesa-redonda que ocorrerá às 9 horas, no auditório térreo. O pesquisador do departamento de Endemias Samuel Pessoa Eduardo Stotz e o pesquisador aposentado da ENSP e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Eduardo Costa, serão os palestrantes do evento coordenado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. 
 
Na segunda atividade do dia, às 14 horas, no salão internacional, a Escola debaterá outro tema de extrema importância para a saúde pública brasileira na atualidade: os grandes empreendimentos. Para isso, os pesquisadores do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep/ENSP) Luciano Toledo, Paulo Sabroza e Jussara Ângelo farão uma retrospectiva da atuação da Fiocruz e apontarão os cenários futuros, no âmbito da saúde, de projetos de grande interesse nacional. A atividade será coordenada por Guilherme Franco Netto, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde. "Na ocasião, faremos retrospectiva histórica das ações do LabMep no monitoramento de projetos de grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e a Transposição do Rio São Francisco. Será uma oportunidade para lançarmos os relatórios desenvolvidos pelo LabMep no Portal da Escola”, afirmou.  

Desafios permanentes da 8ª CNS e monitoramento de grandes empreendimentos nos 62 anos da ENSP
 
Mostra Experiências do Saber e do Cuidar

Desafios permanentes da 8ª CNS e monitoramento de grandes empreendimentos nos 62 anos da ENSP

Seções Relacionadas:
62 anos ENSP

Nenhum comentário para: Desafios permanentes da 8ª CNS e monitoramento de grandes empreendimentos nos 62 anos da ENSP