Busca do site
menu

Centro de Referência Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia Sanitária

ícone facebook
Publicado em:05/09/2016
Centro de Referência Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia SanitáriaO Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP) deu início a mais um curso de Especialização em Pneumologia Sanitária. Seu objetivo é capacitar profissionais de saúde de nível superior para analisar, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, além de desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. A solenidade de abertura do curso, realizada no dia 29 de agosto, contou com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, que reforçou o fato de o curso fazer parte da história da instituição, na qual passaram diversos dirigentes e políticas públicas com a intenção de enfrentar a tuberculose.

A atividade contou também com a participação do coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Otavio Porto, do coordenador do curso e pesquisador do Hélio Fraga, Jesus Paim Ramos, da representante da Secretária Estadual de Saúde, Marneile Martins, e do representante do Observatório Tuberculose Brasil (OTB), Carlos Basília.

O coordenador do curso, Jesus Paim, abriu sua fala apresentando o curso e ressaltando a importância da especialização para os profissionais que atuam na área, diante da instabilidade atual do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou, ainda, que o curso é o legado maior da instituição. Representando o OTB, Carlos Basília chamou a atenção para o problema da tuberculose, citando a questão dos movimentos sociais e apontando indicadores.

Basília parabenizou os alunos pela escolha do tema. A representante da Secretaria de Saúde, Marneile Martins, solicitou aos alunos que, quando retornassem para suas áreas de atuação, repassassem seus conhecimentos na instituição e que tivessem um amplo diálogo com seus gestores.

O coordenador do Hélio Fraga, Otavio Porto, apontou momentos satisfatórios e importantes para a política da tuberculose; chamou a atenção para as populações desprotegidas e a necessidade de garantir investimentos na área da saúde. Finalizando a solenidade de abertura do curso, o diretor da ENSP, Hermano Castro, enfatizou a importância da Especialização em Pneumologia Sanitária em sua trajetória profissional.

O diretor citou alguns projetos de pesquisa em andamento na ENSP e chamou a atenção para o momento especial que estamos vivendo; segundo ele, o enterro da democracia. Hermano falou sobre a nova forma de governo, dos direitos adquiridos, dos investimentos necessários para a questão da tuberculose, além dos índices da doença no Rio de Janeiro e das perdas de direitos.

Por fim, ele defendeu o sistema público de saúde brasileiro criticando a privatização na saúde e o desmonte do SUS. “Esse curso faz parte da história da instituição, na qual passaram diversos dirigentes e políticas públicas com o intenção de enfrentar a tuberculose’’, finalizou ele. 


Nenhum comentário para: Centro de Referência Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia Sanitária