Busca do site
menu

Inscrições abertas para o Curso 'Geração de Renda: Empoderamento Trans'

ícone facebook
Publicado em:16/09/2016
Inscrições abertas para o Curso 'Geração de Renda: Empoderamento Trans'O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas, até esta quarta-feira (5/10), para o curso 'Geração de Renda: Empoderamento Trans'. Os interessados deverão preencher e encaminhar a ficha de pré-inscrição preenchida para e-mail dihs@ensp.fiocruz.br. O curso pretende promover a reflexão acerca de questões pertinentes à cidadania e à saúde de pessoas transexuais e travestis. A partir desta perspectiva, a ideia é desenvolver capacidades de empreendedorismo social, que sejam aplicadas para o desenvolvimento de alternativas de trabalho e geração de renda em territórios vulnerabilizados do Rio de Janeiro e municípios. São ofertadas 30 vagas e a carga horária é de 32 horas.
 
Os interessados deverão preencher e encaminhar a ficha de pré-inscrição para o e-mail dihs@ensp.fiocruz.br até dia 30/9. As aulas serão ministradas nos dias 6, 13, 20, 27/10 e 3, 10, 17 e 24/11 das 9h às 13h, na sala 901 do prédio da expansão do campus da Fiocruz. Ao final do curso será oferecido certificado, porém a presença é obrigatória em 75% das aulas.
 
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública. 
 
Ficha de pré-inscrição anexa.
 
Ementa
 
Módulo 1 - Cidadania e Saúde Trans: 
 
Gênero. Histórico do Movimento LGBT. Empoderamento Trans. Direitos da População Trans. Cidadania e autoestima. Mercado de Trabalho para Pessoas Trans. 
 
Módulo 2 - Considerações sobre Empreendedorismo Social e Geração de Renda:
 
Formas de organizações individuais ou coletivas: Cooperativas. Organizações sem fins lucrativos (ONG's). Elaboração do Projeto de Empreendimento Social: Etapas da Elaboração do Projeto, Formação de redes sociais e desenvolvimento de competências. 
 
OBS: Ao final do curso as (os) participantes irão apresentar na modalidade seminário o Projeto de Empreendedorismo Social desenvolvido no curso. 
 
Equipe: Patrícia Nassif e Vera Marques (coordenação do curso) e professores/as convidados/as. 
 
Organizações parceiras: Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT), Semear Diversidade , Micro Rainbow Internacional, Instituto Omolara Brasil

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para o Curso 'Geração de Renda: Empoderamento Trans'