Busca do site
menu

ENSP e Abrasco realizarão Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

ícone facebook
Publicado em:17/08/2016
ENSP e  Abrasco realizarão Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em SaúdeA Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoverão, no dia 2 de setembro, o III Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com foco na pesquisa social no campo da Saúde Coletiva. O evento, marcado para as 9 horas no salão internacional da ENSP, objetiva refletir sobre o percurso e situação atual da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, identificando suas principais abordagens teórico-metodológicas, objetos e técnicas de pesquisa, bem como suas principais contribuições para o campo da Saúde Coletiva e atuais desafios metodológicos e político-institucionais. A atividade terá apresentação de painel, debates e a composição de grupos de trabalho para aprofundamento do tema.
 
Com o III Simpósio “A Pesquisa em Foco: Diversidade de abordagens metodológicas da área e a sustentabilidade do projeto interdisciplinar”, a comissão promove uma apreensão mais aprofundada de caráter epistemológico, que contempla a pluralidade de enfoques e abordagens teórico-metodológicos e as especificidades nos modos de produção do conhecimento, com vistas a apresentar uma agenda para o futuro.
 
O simpósio é destinado a membros efetivos ou suplentes da Comissão de Ciências Sociais e Humanas - Abrasco, que representam os Programas de Pós-Graduação em SC em suas expressões loco-regional, lideranças do campo das CSHS; coordenadores de pós-graduação, de ensino ou extensão em CSHS.
 
Programação
 
Manhã 
9h – Abertura
Boas-vindas com a presença da Presidente da Comissão CSHS - Abrasco, Vice-Direção de Pesquisa e de Ensino da ENSP
9h30 – 11h30 - Painel sobre Condições de Desenvolvimento da Pesquisa em CSHS no âmbito dos P&G em Saúde Coletiva 
Coordenação: Tatiana Engel Gerhardt
Painelistas:
Aurea Maria Z Ianni - “A diversidade de abordagens metodológicas das CSHS no campo da Saúde Coletiva”  
Suely Deslandes - “Sustentação dos Programas de Saúde Coletiva em sua abordagem multidisciplinar”
Sheyla Ferraz/Cristiani Vieira – “Condição de desenvolvimento da pesquisa em CSHS na ENSP face à articulação de várias áreas de formação no PPGSP”
Leny Trad - “Contribuições das Ciências Sociais e Humanas à Saúde Coletiva – um perfil contemporâneo” 
 
Debate (40 min)
 
Brunch 13h -14h
 
Tarde
14h – 15h30 – Grupo de Trabalho para discussão de roteiro sobre “Desafios na pesquisa em CSHS no âmbito dos programas de P&G em Saúde Coletiva” 
15h45h - Apresentação da relatoria e encaminhamento de agenda propositiva
16h30h - Encerramento
 
Tópicos Para o Debate em Grupos (2):
1.Robustez e articulação das linhas de pesquisa
2. Sustentabilidade dos grupos de pesquisa no âmbito dos programas e as articulações internas e externas (com os demais grupos da área de SC, das Ciências Sociais
3. Principais desafios na esfera epistemológica
 
Comissão de Ciências Sociais e Humanas de Saúde

Tatiana Engel Gerhardt (PPGSC/UFRGS)
Maria Helena Mendonça (ENSP/Fiocruz)
Reni Aparecida Barsaglini (UFMT)
Luis Eduardo Batista Instituto de Saúde (IS/Sesp)
Marcia Couto Falcão - FMP/FMUSP
Marilene Castilho de Sá - ENSP/Fiocruz
Patrícia Montanari - FCM/ SANTA CASA DE SÃO PAULO
Ana Valéria Machado Mendonça - FCS/UNB
Elza Machado de Melo - FM/UFMG
Áurea Maria Zöllner Ianni - FSP/USP
Rachel Aisengart Menezes - Iesc/UFRJ
Roseni Pinheiro - IMS/Uerj
Leny A. Bomfim Trad) - ISC/UFBA
Daniela Riva Knauth - PPGEPI/UFRGS
Silvia Viodres - PUC/Santos
Andrea Caprara - UEC 
Maria Lucia Bosi - UFCE
Nelson Felice - Unicamp
Rosendo Freitas de Amorim - UFCE
Laura Cecília López - UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS
Denise Martin Coviello - Unifesp
 
Outros Participantes
 
Sueli Deslands - IFF/Fiocruz
Kenneth Camargo Jr - IMS/Uerj
 
Apresentação

A Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco (CCSHS) constitui-se como um fórum privilegiado de diálogo em meio à pluralidade de discursos, saberes e práticas presentes no campo da Saúde Coletiva. 
 
A comissão pretende atualizar sua atuação pela compreensão das dimensões de sua inserção institucional no ensino, na pesquisa e na extensão, renovando seu Plano Diretor à luz dos debates realizados nos V e VI Congressos de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que trataram do lugar que ocupa na Saúde Coletiva e, da pluralidade de sujeitos e práticas circulantes no campo desse núcleo específico.
 
Para tal, propôs a realização de um Ciclo de Simpósios como uma agenda de reuniões temáticas, articuladas e preparatórias ao VII Congresso específico da área, que se realizará em 2016 em Cuiabá/MT. A temática do VII Congresso visa refletir sobre o agir em saúde em contexto de diversidade de enfoques e adversidade sobre o pensamento reflexivo das Ciências Sociais e Humanas, cuja marca principal são o pensamento crítico, a luta pela emancipação da sociedade e respeito à alteridade dos semelhantes que nela se mantêm em convivência. 
 
O Ciclo de Simpósios pretende favorecer a troca de experiências e a difusão do conhecimento produzido e/ou as lacunas a serem superadas sobre o perfil dos sujeitos, práticas, abordagens e produtos que expressam a atuação e contribuição da área de CSHS no campo saúde coletiva, problematizando os desafios de ordem conceitual, metodológica, institucional etc. 
 
Até agora já foram realizados os Simpósios “O Ensino em Foco” e “A Extensão e as Ciências Sociais e Humanas: práxis cientifica social e política na Saúde Coletiva”, respectivamente em Vitória, durante o pré-Congresso de Epidemiologia (2014), e em Goiânia, durante o Abrascão (2015).
 
Serviço 
III Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Promoção: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz
Período: 2 de setembro de 2016
Horário: 9h -17h
Local: Auditório Internacional da ENSP - Rio de Janeiro – Rua Leopoldo Bulhões, 1780.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

ENSP e Abrasco realizarão Simpósio de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

1 comentários
KARLA TRAVAGLIA
17/08/2016 16:14
Será necessário inscrição?