Busca do site
menu

Seminário apresentará pesquisa sobre doença respiratória aguda em crianças Guarani

ícone facebook
Publicado em:29/07/2016
Seminário apresentará pesquisa sobre doença respiratória aguda em crianças GuaraniA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, na quarta-feira, 3 de agosto, o seminário de devolutiva do projeto Doença respiratória aguda e fatores associados em crianças Guarani menores de um ano de idade: um estudo em coorte de nascimentos indígenas no Sul e Sudeste do Brasil, financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) Andrey Moreira Cardoso, o projeto teve por objetivo analisar a magnitude das doenças respiratórias agudas e de fatores associados no primeiro ano de vida em nascimentos ocorridos nos anos de 2012 e 2013 na etnia Guarani, residente nos litorais Sul e Sudeste do Brasil. Segundo o pesquisador, o estudo buscou, ainda, estruturar um sistema de vigilância de doença respiratória aguda nas aldeias litorâneas de ocupação da etnia. A apresentação, aberta a todos os interessados, ocorrerá às 14 horas no salão internacional da ENSP.

De acordo com Andrey, a revisão da literatura evidencia a importância das infecções respiratórias agudas na morbimortalidade mundial, principalmente na dos países em desenvolvimento e populações menos favorecidas, com restrição de acesso aos serviços de saúde e em condições vulneráveis de vida. “Algumas dessas situações coincidem com aquelas encontradas nas aldeias indígenas Guarani no Sul e Sudeste do Brasil e também no restante da população indígena que vive em território brasileiro.”

Conforme explicação do pesquisador, em um estudo de caso-controle sobre fatores de risco para hospitalização por doença respiratória aguda baixa e em estudos descritivos associados a respeito da morbidade hospitalar e mortalidade, confirmou-se a extrema relevância epidemiológica das doenças respiratórias agudas entre as crianças Guarani, nas quais foram observadas elevadas taxas de hospitalização por essas causas, associadas clinicamente à sibilância - sonoridade aguda ou chiada produzida pelas vias respiratórias, geralmente é ouvida quando se tem alguma enfermidade nos pulmões, brônquios ou via respiratória -, com risco inversamente relacionado à idade.

“Ao aplicar à população Guarani menor de 5 anos estimativas da incidência ajustada de casos de pneumonia clínica comunitária e da proporção esperada de hospitalizações por essa causa, foi verificado que a taxa de hospitalização Guarani corresponde àquela observada em populações com as maiores incidências de pneumonia clínica no mundo. Diante dessa comparação, levantaram-se como hipóteses que a incidência de Infecção Respiratória Aguda (em particular de pneumonia clínica) entre os Guarani seja realmente elevada, resultando em proporções elevadas de hospitalização, ou que a incidência não seja tão alta, mas o manejo clínico dos casos no nível primário de atenção seja insuficiente para evitar as hospitalizações”, alertou ele.

Seminário apresentará pesquisa sobre doença respiratória aguda em crianças GuaraniSegundo Andrey, entre os fatores de risco identificados com maior magnitude, teve destaque o baixo peso ao nascer, não sendo possível identificar suas causas, que podem ser bastante diferentes das verificadas na população geral, considerando a elevada prevalência de partos indígenas domiciliares. No entanto, outros fatores de risco para doença respiratória aguda baixa, definidos ou prováveis, não foram idealmente caracterizados entre os Guarani, como a ausência de aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida e a exposição ao fumo dos pais.

O estudo visou contribuir para o planejamento de intervenções diferenciadas a fim de reduzir a incidência de pneumonias clínicas, hospitalizações por doença respiratória aguda baixa e de custos relacionados, bem como reduzir o risco de morte por doença respiratória aguda baixa. “A confirmação etiológica dos casos de Infecção Respiratória Aguda pode orientar a terapêutica e as medidas de prevenção e de promoção da saúde, inclusive permitindo análise do esquema vacinal proposto aos povos indígenas”, apontou Andrey.

Além de analisar a magnitude das doenças respiratórias agudas e propor a estruturação de um sistema de vigilância de doença respiratória aguda nas aldeias litorâneas de ocupação da etnia Guarani, o estudo buscou, ainda, identificar fatores de risco para doença respiratória aguda, pneumonia clínica e sibilância no primeiro ano de vida de nascimentos de crianças indígenas Guarani, além de realizar diagnóstico etiológico das pneumonias clínicas e nos casos de doença respiratória aguda hospitalizados.

Os resultados do estudo Doença respiratória aguda e fatores associados em crianças Guarani menores de um ano de idade: um estudo em coorte de nascimentos indígenas no Sul e Sudeste do Brasil poderão ser conferidos no seminário, que não necessita de inscrição prévia e é aberto a todos os interessados. 

Sobre o Inova ENSP

A segunda edição do edital Inova-ENSP 2013-2015 contemplou 22 projetos, do total de 48 submetidos. O programa, que incentiva a implantação de uma estratégia institucional, é voltado para o fortalecimento da dimensão da pesquisa na ENSP.

Saiba mais aqui.

Seções Relacionadas:
Pesquisa Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário apresentará pesquisa sobre doença respiratória aguda em crianças Guarani