Busca do site
menu

Editora Fiocruz promove lançamento coletivo na quinta-feira (21/7).

ícone facebook
Publicado em:20/07/2016
Editora Fiocruz promove lançamento coletivo na quinta-feira (21/7).A Editora Fiocruz, autores e organizadores convidam para o lançamento coletivo de sua recente produção editorial. Ao todo, sete livros serão lançados no dia 21 de julho, às 19h, na Blooks Livraria. Os título novos são Civilizando as Artes de Curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular do Império; O (Des)Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde; A Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968); Gestão e Políticas Públicas no Cenário Contemporâneo: tendências nacionais e internacionais; A Linha Curva: o espaço e o tempo da desinstitucionalização; Meu Encontro com os Outros: memórias de José de Albuquerque, pioneiro da sexologia no Brasil; e Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro, cuja organização é da pesquisadora da ENSP,Silvia Gerschman em parceria com Angela Moulin S. Penalva Santos. 
 
Conheça os títulos que serão lançados:
 
Civilizando as Artes de Curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular do Império
Maria Regina Cotrim Guimarães
Coleção História e Saúde
 
Ao se encontrarem no Brasil Imperial, a medicina acadêmica e a popular não entraram em rota de colisão. Apesar das tensões e dos distanciamentos entre os dois domínios, havia entre eles vários pontos de intersecção e convivência. Entre os elementos que contribuíram para que as fronteiras não fossem tão rígidas, destacam-se os manuais ou livros de medicina autoinstrutivos, como os de autoria do médico polonês Pedro Luis Napoleão Chernoviz (1812-1881). O papel desses compêndios é analisado nesta obra. 
 
O (Des)Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde
Rodrigo Borba
Coleção Antropologia e Saúde
 
O livro evidencia um flagrante descompasso entre o que os serviços de saúde entendem como transexualidade e as variadas formas como as pessoas transexuais efetivamente vivenciam suas identidades no cotidiano. Como consequência, persistem obstáculos discursivos para uma atenção integral e humanizada à saúde de sujeitos transexuais. O autor defende que se reaprenda a cuidar da saúde de sujeitos transexuais, respeitando-os efetivamente como pessoas e valorizando as formas particulares de se vivenciar a transexualidade. 
 
A Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968)
Rodrigo Cesar da Silva Magalhães
Coleção História e Saúde
 
Onze países e territórios das Américas, inclusive o Brasil, foram declarados oficialmente livres do mosquito Aedes aegypti durante a XV Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em Porto Rico no ano de 1958. Este evento faz parte de um importante capítulo da história da saúde que nos conta este livro, ao analisar o período compreendido entre 1918 e 1968. Em 1918 tinha início a Campanha Mundial de Erradicação da Febre Amarela, conduzida pela Fundação Rockefeller. Em 1968 terminava a Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti, lançada em 1947 sob os auspícios da Organização Sanitária Pan-Americana (OSP), hoje conhecida pelo nome de Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 
 
Gestão e Políticas Públicas no Cenário Contemporâneo: tendências nacionais e internacionais
Telma Menicucci e José Geraldo Leandro Gontijo (orgs.)
 
Um livro que "oferece um panorama das mudanças, tendências e desafios atuais para a gestão pública e para as políticas públicas”. E mais: que “identifica categorias de análise relevantes para se entender a configuração do Estado, a atuação do governo e suas consequências sobre a sociedade”. Assim pode ser definida esta coletânea. A obra tem 17 capítulos que, apesar de suas singularidades, giram em torno de princípios comuns, como a reafirmação do Estado e de sua centralidade na produção de políticas públicas para o desenvolvimento, o bem-estar e a equidade. 
 
A Linha Curva: o espaço e o tempo da desinstitucionalização
Ernesto Venturini
Coleção Loucura e Civilização
 
Disse certa vez o célebre arquiteto Oscar Niemeyer: “O que me atrai não é o ângulo reto, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. Me atrai a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, na onda do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito o universo inteiro, o universo curvo de Einstein”. Palavras que inspiraram o título deste livro de Ernesto Venturini, psiquiatra que contribuiu ativamente para a reforma psiquiátrica na Itália. “Com efeito, a desinstitucionalização é como a linha curva de que fala Niemeyer, uma linha oposta à rigidez do pensamento manicomial”, afirma o autor. 
 
Meu Encontro com os Outros: memórias de José de Albuquerque, pioneiro da sexologia no Brasil
Sergio Carrara e Marcos Carvalho (orgs.)
Coleção História e Saúde | Selo Clássicos e Fontes
 
A sexualidade como função fisiológica e o desejo sexual como necessidade orgânica primária. A educação sexual – para homens e mulheres – como estratégia para solucionar não só o problema das doenças venéreas, mas outros como a desarmonia conjugal e as perversões sexuais. A legitimação e institucionalização da andrologia, a ciência do homem. A crítica à abstinência sexual socialmente imposta às mulheres solteiras e viúvas. Essas eram algumas das ideias defendidas pelo autoproclamado sexólogo e andrologista brasileiro José de Albuquerque, médico que, embora tenha enfrentado tabus, levantado polêmicas e causado rebuliço na elite carioca nos anos 1930, ficou esquecido ao longo das décadas seguintes. Mas agora esse importante personagem da história da sexualidade no Brasil volta à cena com a publicação de sua autobiografia até então inédita. 
 
Saúde e Políticas Sociais no Rio de Janeiro
Silvia Gerschman e Angela Moulin S. Penalva Santos (orgs.)
 
O contexto concreto do estado do Rio de Janeiro, com sua desigual distribuição de benefícios entre pessoas e municípios, é o cenário desta coletânea. Com números, entrevistas, análises históricas e institucionais, o objetivo do livro é tratar o tema das políticas sociais no Rio de Janeiro em duas perspectivas. “A primeira é a análise das políticas de saúde segundo a abordagem da gestão política, do papel do Poder Legislativo e da regionaliza­ção estadual. A segunda apresenta os desafios da gestão das políticas territoriais na ótica federativa, destacando o papel do governo estadual”, contam as organizadoras. A abordagem das políticas de saúde em uma perspectiva meto­dológica multidisciplinar se destaca na coletânea. A proposta é incluir novas modalidades de análise para compreender os processos de implementação de políticas sustentadas no direito universal à saúde. 
 
 
Blooks Livraria
Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema)
Tel.: (21) 2559-8776
Estacionamento: Praia de Botafogo, 348
(esquina com a rua Visconde de Ouro Preto)

 


Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Editora Fiocruz promove lançamento coletivo na quinta-feira (21/7).